5 estratégias de conversão entre CAC e LTV em empresas SaaS

O SaaS ou Software as Service, é uma das metodologias mais aplicadas na atualidade, para quem não conhece, esse é um conceito que tem como princípio disponibilizar softwares e soluções de tecnologia através da internet, atuando esses como um serviço, fazendo com que as empresas não precisem instalar, manter e atualizar hardwares e softwares, utilizando assim, o SaaS. 

Ele traz extrema praticidade para o cotidiano desses negócios, e acaba sendo algo popular nos dias de hoje, mas é claro que, para obter sucesso é preciso ter um bom monitoramento e ótimas estratégias de conversão, entre elas, as principais são as chamadas CAC e LTV.

Ambas são consideradas métricas importantes dentro do marketing digital, o CAC (Custo de Aquisição Por Cliente) é uma métrica que indica qual o valor gasto para determinar uma conversão, ou seja, qual o valor gasto para que uma pessoa feche um negócio de acordo com seu ticket médio.

Já o LTV (Lifetime Value), é o Valor do Tempo de Vida útil de um cliente, em suma, ele representa o quanto o consumidor gasta no período que ele está vinculado com o seu negócio, se tratando de SaaS, que é baseado em um serviço, assim como a realização de uma do Projeto de instalações elétricas, você já deve imaginar o quanto essa é uma métrica importante, certo?

Sendo assim, a junção de ambas as métricas são consideradas como o carro-chefe de qualquer empresa SaaS, já que elas apontam a satisfação dos clientes, os gastos e a segmentação com eles, e como está sendo a sua lucratividade com determinado público, o que é muito valioso para quem atua nesta área. 

Pensando na relevância que ambos possuem, no texto de hoje, separamos 5 estratégias de conversão entre CAC e LTV em empresas SaaS que vão ajudar muito a melhorar seus resultados, bora conferir? Então vamos lá!

1 – Invista em SEO e melhore o seu blog

Definitivamente, uma das formas de melhor aproveitar o CAC e o LTV ao seu favor é através do inbound marketing e da criação de conteúdos principalmente em blogs, otimizar sua página, ajuda a atrair mais pessoas de forma orgânica, principalmente com a utilização do SEO, o que reduz consideravelmente, o seu CAC.

Além disso, a postagem constante de conteúdos, e a melhoria contínua do blog ajudam na potencialização com os leads, o que é claro, melhorar o seu LTV. Quanto mais você fala sobre seus serviços, e aborda o SaaS nas suas pautas, mais atrai novos usuários, melhorar sua conversão, e é claro, amplia todas as suas oportunidades. 

Sendo assim, escolha bem suas palavras-chave, produza conteúdos de alta qualidade, mantenha a cadência na produção do seu conteúdo, e explore muito bem o seu blog ao seu favor. 

2 – Faça vistoria e revise seus anúncios

É claro que o tráfego orgânico é fundamental, porém é impossível não comentar sobre as mídias pagas e os anúncios que auxiliam na conversão das SaaS, mas para diminuir o CAC e aumentar seu LTV, é preciso sempre investir nesta modalidade e é claro, fazer algumas manutenções com certa frequência. 

Procure realizar vistorias e seja flexível como em uma dobra de chapa, elimine palavras negativas no anúncio, negative nomes de bancos brasileiros, negative nomes de instituições governamentais e mantenha um CTR acima de 5% otimizando todos os anúncios que estiverem abaixo disso. 

Essa pode ser uma missão delicada mas extremamente eficiente para ampliar sua campanha e fazer com que mais pessoas conheçam sobre seus serviços e a sua empresa. 

3 – Qualifique melhor seus leads e trabalhe bem seu funil de vendas

Por mais que o SaaS esteja em alta, para muitos ainda é algo complicado e extremamente técnico na visão de muitas pessoas, sendo assim, para que ele tenha mais conversão é preciso atuar bem principalmente na qualificação dos seus leads, não adianta ter uma base enorme de contatos se o interesse deles em relação aos seu SaaS é relativamente baixa. 

Procure qualificar melhor os seus leads, nutrindo eles e vendo quais são aqueles que realmente podem apresentar bons resultados a longo prazo para o seu negócio, tente trabalhar o seu funil seja com conteúdos, informações ou temas que sejam úteis para ampliar o seu negócio. 

Lembre-se sempre de trabalhar bem os seus leads, produza envio constante de e-mails, fale sobre o seus serviços, disponibilize opções, e trabalhe visando principalmente aumentar o seu LTV durante todo o funil de vendas. 

4 – Aposte no CS e no Inside Sales

O Customer Success, Sucesso do Cliente ou CS, é uma metodologia conectada diretamente com o LTV que consiste como o próprio nome indica, em trazer sucesso para o consumidor, fazendo com que ele alcance o nível máximo de satisfação com a sua empresa, isso acontece quando você entende e supre a sua necessidade, como oferecendo a usinagem de peças ideal para o caso específico dele, ou no caso do SaaS, indicando o software perfeito para aquela situação. 

Um bom CS tende a aumentar a conversão e por consequência, o seu LTV, entregando valor e colocando o cliente acima de tudo. 

Já o Inside Sales, ou vendas internas, é uma estratégia que tende a baixar o CAC, já que oferece um produto e faz toda a negociação de forma remota, o que diminui consideravelmente os custos entregando a mesma qualidade por um valor muito mais acessível. 

5 – Trabalhe seu pós-vendas

Um erro comum é extremamente prejudicial nas empresas de SaaS é não trabalharem bem o seu pós-venda, é claro que o fechamento de um contrato é uma parte importante, porém, mesmo após o serviço estar em funcionamento, é necessário realizar o acompanhamento e cumprir as necessidades do seu público. 

Trabalhar no pós-venda representa manter o seu LTV alto e fazer com que os consumidores estejam cada vez mais próximos do seu negócio, mas é claro, você não precisa ficar fornecendo balas personalizadas, basta trabalhar bem a sua fidelização. 

Tenha um ótimo atendimento, consulte o índice de satisfação e trabalhe muito bem os seus serviços, tanto a sua manutenção quanto o seu funcionamento. 

O que achou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais. 


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Notícias do Blog


Conheça nossos serviços

Estamos aqui para fazer você crescer com as melhores estratégias do mercado. Juntos vamos transformar esse negócio!


Desbloqueie sua capacidade de criar sites profissionais!

Venha fazer uma CONSULTORIA DE CRIAÇÃO DE SITE com duração de 1h30min E APRENDA de uma vez por todas a criar sites verdadeiramente elegantes, que vendem e lotam sua agenda. Comece Agora!

​Atenciosamente,

Claudio Camargo
novos negócios
claudiocamargo.com.br
WhatsApp: (19) 99182-9137

AgDSN Agência
Marketing e Estratégia
agdsn.com.br
Campinas • São Paulo • 🇧🇷