Social analytics: o que é?

As redes sociais são, sem dúvidas, uma das melhores ferramentas de marketing digital para serem utilizadas na atualidade, sendo consideradas fontes infinitas de dados e que podem agregar muito valor dentro de qualquer empresa, afinal, de acordo com estudos os brasileiros passam cerca de 3 horas e 47 minutos do seu dia, online em algum tipo de mídia. 

O que significa que dos sete dias da semana, as pessoas tendem a ficar quase 24 horas conectadas, e é claro que esse alto volume de presença também acaba participando na geração de dados, já que muitos consumidores registram informações como gostos pessoais, hobbies, localizações, comentam em assuntos interessantes, curtem algo que gostam, compartilham o que concordam e muito mais. 

Todas essas interações nas redes deixam um rastro enorme de dados que pode ser explorado para entender o comportamento dessas pessoas, afinal, quem não quer conhecer melhor sobre o seu público? Entender suas preferências? E até mesmo poder criar uma caixa de pizza personalizada baseado nos gostos de cada um dos seus consumidores?

E é exatamente aí que entra o chamado Social analytics, você já ouviu falar sobre ele? No texto de hoje, iremos abordar tudo sobre esse recurso que pode ser extremamente eficiente e benéfico para qualquer empresa que trabalha com o armazenamento de dados, bora conferir? Então vamos lá!

O que é o Social Analytics?

Como vimos acima e não é segredo para ninguém, as redes sociais acabam sendo uma fonte quase inesgotável de dados, afinal, as pessoas tendem a passar grande parte dos seus dias presentes dentro delas realizando as mais diversificadas ações e interagindo com os mais diferentes conteúdos, o que ajuda a entender melhor sobre o seu perfil pessoas e seus gostos em determinados assuntos. 

E como falamos, tudo isso gera um certo rastro de dados, e é exatamente aí que entra o Social Analytics, esse é um conceito que vislumbra acompanhar as métricas e analisar todos os dados que encontramos dentro das mídias sociais, fazendo com que a empresa encontre padrões e até mesmo tome determinadas atitudes de acordo com aquilo que está sendo coletado. 

Sendo assim, podemos afirmar que o Social Analytics é o estudo geral de todos os dados que são gerados nessas redes sobre uma pessoa ou uma empresa, monitorando, mensurando e interpretando cada reação digital como curtida, comentário, compartilhamento, mensagens, downloads, tempos de leitura, vendas e qualquer engajamento dentro das plataformas como Facebook, Instagram, Twitter, entre outras. 

Saber a idade geral dos seus usuários, a sua localização, ou o fato de que eles se interessam ou não por Equipamentos de combate a incêndio pode ser algo muito mais positivo e interessante do que você imagina, já que você passa a tomar decisões e executar tarefas com base em dados, e não só achismos. 

Qual a importância do Social Analytics?

Agora que você já entendeu seu conceito é importante reforçar o que faz do Social Analytics algo tão importante, o primeiro ponto que podemos destacar é a identificação de tendências relacionadas à oferta de produtos vinculados a sua marca, você consegue observar dores, problemas e encontrar soluções para as pessoas de acordo com o que elas pedem, comentam e falam dentro das redes sociais, o que te ajuda a abordar exatamente o que o público precisa.

Também é possível identificar o tipo de conversa e linguagem que os seus usuários querem realizar, sendo ela mais descontraída ou séria dependendo é claro, do seu estilo, você consegue ver como outras empresas se comportam e é claro, as solicitações públicas, montando conteúdos que abordam justamente, o desejo dos consumidores. 

Você entende melhor o sentimento que as pessoas têm com a sua marca, coletando feedbacks positivos e negativos, e realizando mudanças conforme as pessoas vão mencionando diretamente a sua empresa, além de verificar também, informações sobre seus concorrentes, opiniões e como você pode ganhar uma certa vantagem competitiva perante a eles. 

Por fim, ainda é possível montar campanhas de alto valor de acordo com os gostos dos seus usuários, além de conhecer melhor o seu público-alvo e moldar toda a sua estratégia voltada para eles, seus desejos, opiniões e preferências, o que é claro, auxilia na sua assertividade. 

Saber o perfil das pessoas que querem o seu Display de acrílico e como chegar nelas, pode ser extremamente eficiente não só na criação de conteúdos dentro das redes sociais, como na venda de produtos, serviços e na divulgação da sua marca. 

Como fazer o Social Analytics?

Se você se interessou pelas vantagens proporcionadas pelo Social Analytics e quer aplicar esse conceito em sua estratégia saiba que a sua principal preocupação deve ser com a utilização das plataformas. 

Existem várias ferramentas que ajudam a coletar e analisar dados provenientes das redes sociais que é claro, devem ser utilizadas ao seu favor, como o Facebook Insights, Instagram Analytics, Twitter Analytics, Youtube, Linkedin, Pinterest, TikTok e por aí vai. 

Procure fazer uma análise competente de métricas importantes como tendências do seu público, curtidas, compartilhamentos, e saiba analisar com precisão aquelas informações que você acredita serem mais eficientes durante toda a sua jornada. 

Mas afinal, o Social Analytics vale a pena?

Se você ainda está pensando se o Social Analytics vale a pena, acredite, ele vale e muito! Assim como uma Bomba centrífuga é parte central na transferência e sucção de fluidos, o Social Analytics aparece como o centro para a coleta de dados e para o aumento do LTV.

Através dele, você entende melhor o seu público de forma geral, desde o seu perfil até suas preferências, o que faz com que a chance de alcançar o sucesso aumente consideravelmente, além é clara, de traçar suas estratégias e tomadas de decisões baseadas naquilo que foi coletado. 

Todo o seu processo de marketing dentro e fora das redes sociais fica muito mais simples com o uso da coleta de dados, o que transforma a experiência em algo eficiente, fácil e extremamente funcional. 

O que achou do texto de hoje? Qual a sua opinião sobre o Social Analytics? Deixa ela registrada abaixo nos comentários e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais. 


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