Com o passar do tempo, o Google foi adicionando ferramentas que possibilitaram otimizações elevadas dentro dos Sites. E isso serve para setores tão distintos quanto os alimentícios ou de Serviços de Caldeiraria, só para citar alguns exemplos.
Dentre essas melhorias podemos citar o Google PageSpeed Insights. Caso nunca tenha ouvido falar ou gostaria de tirar algumas dúvidas sobre essa função, chegou ao lugar certo. Continue com a gente para mais informações!
O que é Google PageSpeed Insights?
Esta é uma das Ferramentas mais propagandas do Google nos últimos tempos, ela é gratuita e ajuda o dono do site ou app a buscar e corrigir problemas que diminuam a velocidade do mesmo.
Isso é tão imprescindível para os dias atuais quanto um Regulador de pressão de gás para uma cozinha industrial. O Google PageSpeed Insights tem código aberto e, portanto, gera uma pontuação de desempenho, bem como suas recomendações de melhorias.
A pontuação de desempenho tem a ver com métricas e o peso de cada uma delas nas representações e percepções do usuário. Quando todo esse cálculo for finalizado você irá receber uma dessas respostas:
- Caso suas pontuações fica entre 90 e 100, a ferramenta mostrar a um Círculo Verde e a palavra ‘Bom’;
- Em contrapartida, se a pontuação ficar entre 50 e 89, verá a palavra ‘Precisa melhorar’ em amarelo;
- Mas, se conquistar entre 1 e 49 pontos, verá um círculo vermelho com a palavra ’Ruim’.
É muito complexo atingir a pontuação máxima, então, algo entre 90 e 95 já está de bom tamanho. Isso trabalhará para você como uma porta corta fogo, diminuindo as chances de ser atingido por algum fracasso.
O Google PageSpeed Insights É Simples de Usar
A ferramenta é tão simples de ser utilizada que o usuário pode instalar um porquinho chamado LightHouse, que gera os mesmos relatório e, caso necessite, ficarão salvos em seu computador.
O passo a passo é o seguinte:
- Visite o site do Google PageSpeed Insights;
- Coloque a URL do seu site;
- Vá em Analisar e;
- Após um tempo, verá um relatório que mostra a pontuação geral de desempenho e, além disso, um detalhamento de diferentes categorias.
Dentre as categorias, temos:
- Pontuação de desempenho;
- Dados do Google (isso se estiver disponível para seu site);
- Resumo da Origem;
- Dados das métricas calculadas pelo Lighthouse;
- Sugestões para que o carregamento fique mais rápido;
- Mais informações sobre o desempenho.
Para deixar ainda mais completo, o usuário pode alternar entre as versões mobile e desktop. Isso é fundamental para que otimize totalmente a experiência do usuário. Ou seja, Imagine uma empresa de motor para portão eletrônico que tenha um site com boas pontuações. Certamente ela conseguirá reter mais clientes do que suas concorrentes.
A seção de oportunidades geralmente é a mais útil, já que oferece dicas para melhorar o desempenho. Quer mais? O Google PageSpeed Insights poderá indicar que o aplicativo se beneficiaria dos formatos de imagem da próxima geração, o que pode reduzir quase 20 segundos o tempo de carregamento.
O serviço até reconhece sites que estejam sendo executados no WordPress e sugere o uso de um plug-in para convertê-las automaticamente. Se houver muitos itens que precisam de melhorias, vale a pena iniciar por aqueles de maior relevância.
Mais testes no Google PageSpeed Insights
O Google PageSpeed Insights mede o desempenho de uma única sessão mas não deve ser a única ferramenta nesta vertente em seu repertório.Tudo porque ele não mostra a carga de espera de um aplicativo ou se ela está alta.
Com uma pequena busca teremos outras opções que adicionam esses testes de desempenho e criam um padrão excepcional. Embora o teste de carga convencional seja um processo demorado, ele cria uma carga em frações de tempo, sem sacrificar a flexibilidade. Você pode incorporar esses testes em seus processos de integração contínua para automatizá-los.
Se é gestor de uma marca e ainda não utiliza nem o Google PageSpeed Insights e nem outros aplicativos com a mesma funcionalidade, está perdendo tempo. Baixe-os agora mesmo e fique à frente de todos aqueles que concorrem, dia a dia, com você.
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Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais
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