Uma estratégia de marketing bem definida é essencial para obter bons resultados, mas como fazer para analisar os números? Veja como!
Com o avanço das tecnologias e a mudança no modo em que as empresas se relacionam com seus consumidores, o marketing se tornou um dos maiores aliados, visto que ele é o responsável por promover e vender algo em ambiente digital.
Quando se trata de estratégias de marketing o ponto de maior interesse das empresas são os resultados. E, para ter acesso a isso, é preciso fazer o trabalho de mensuração.
No entanto, é comum haver dúvidas de como colocar em prática esse processo. Pensando em ajudar nessa tarefa, reunimos o passo a passo de como mensurar os resultados de marketing digital. Confira!
Mensuração de Resultados
Bom, para obter uma análise aprofundada dos resultados das estratégias usadas em um projeto é preciso seguir alguns passos essenciais que vão desde a definição de métricas a cálculos de taxas de conversão.
Aliás, vale destacar que esta é uma das etapas mais importantes do planejamento de marketing, por ser a responsável por identificar de forma quantitativa e qualitativa o desempenho de cada ação, analisando se o plano funcionou ou se deve ser interrompido.
Passo 1. Métricas
Nesta etapa o objetivo principal é definir quais métricas serão as mais importantes para seu projeto, podendo escolher uma ou mais. Dentre elas estão: número de visitantes, número de Leads (MQL e SAL), ROI (Return On Investment ou Retorno sobre o Investimento).
Por exemplo, se a sua estratégia é divulgar o site de locação de grupo gerador, pode definir como métrica o alcance que o portal teve, analisando o número de visitantes e o horário de maior acesso.
Passo 2. Calcule as taxas de conversão
Após a definição das métricas, outro ponto importante é calcular as taxas de conversão de sua estratégia, o número de visitantes de seu conteúdo que se tornaram leads.
Ou seja, se o seu tutorial de fabricação de uma Chapa De Acm obteve um número estimado em 100 visualizações e apenas 50 pessoas tentaram realizar o projeto, sua taxa de conversão foi de 50%.
Passo 3. Identifique os objetivos
Nesta etapa da mensuração uma das perguntas mais importantes que devem ser respondidas é: onde a empresa pretende chegar com este trabalho? Pois através desta resposta será possível definir os objetivos e metas para alcançar o resultado desejado.
Se pretende ser a empresa líder de vendas de conectores elétricos, nesta fase precisará definir como realizará esse propósito e quais ferramentas serão usadas como estratégias de marketing para cativar os clientes, como o uso de SEO e e-mails marketing.
Passo 4. Gerar relatórios para fazer as análises corretas
Como todos os resultados, é essencial reunir todos os dados coletados em um relatório para ser de fácil acesso e análise da equipe responsável pela estratégia.
Agora que você já sabe como mensurar os resultados, chegou a hora de colocar em prática! Gostou deste conteúdo? Deixe sua opinião nos comentários e siga acompanhando nossos conteúdos.
Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais
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