O que são relatórios de marketing e para que servem?

Os relatórios são uma forma eficiente de organização através de textos, listas, atividades ou estudos. Independente do objetivo, esse modo de produzir conhecimento sobre algum serviço, produto ou marca pode ajudar a continuar o caminho percorrido, sugerir alterações ou então apenas analisar o que está sendo feito.

No marketing, esses relatórios devem ser elaborados com frequência com o objetivo de ajudar a entender o trabalho de comunicação que deve ser feito, e também para revisar se a ideia adotada está de fato sendo cumprida. Mas afinal, o que são relatórios de marketing e para que servem? É sobre isso que vamos conversar agora.

Uma forma de ajudar a entender o mundo e os clientes

Talvez a melhor definição sobre os relatórios de marketing esteja ligada à possibilidade de um estudo do cliente, com o objetivo de adquirir conhecimentos para desenvolver o melhor trabalho. Num projeto sobre estruturas metálicas, por exemplo, é importante saber que estruturas são essas, como são usadas, e qual a importância dessas estruturas, para que a melhor ideia possa sair do papel.

Além disso, esses relatórios também estão associados ao acompanhamento de algum projeto que já esteja sendo desenvolvido. É como se fosse uma atividade para avaliar a produtividade da equipe, e se o caminho adotado é o correto.

Por exemplo, numa campanha para uma fábrica de movelaria que produz mesa rústica de madeira. Tudo o que foi combinado está saindo conforme o planejado? Quais os primeiros resultados da campanha? São perguntas como essa que os relatórios de marketing ajudam a entender. 

Importante ferramenta de trabalho e avaliação

Além disso, os relatórios servem também como ferramenta de avaliação de um trabalho. Depois dos projetos, a melhor forma de mostrar a eficiência da empresa e a qualidade da equipe é discutindo os pontos positivos e negativos da campanha.

Em um trabalho para uma empresa de tecnologia sobre o descarte de lixo eletrônico, por exemplo, é interessante incluir no relatório final de avaliação se foi perceptível a mudança em relação à conscientização ambiental, se isso teve impacto no aumento das vendas, e também o que as pessoas acharam da ação.

Além disso, o relatório de marketing também pode ajudar nos seguintes pontos:

  1. Aumentar o conhecimento sobre o trabalho desenvolvido;
  2. Mobilizar a equipe em um único objetivo a partir da concentração das informações;
  3. Permitir aos integrantes da equipe o acesso aos resultados da campanha;
  4. Possibilitar novas formas de condução do trabalho, a partir de correções sugeridas;
  5. Documentar informações sobre o trabalho que podem ser consultadas no decorrer das ações;
  6. Indicar acertos e pontos positivos que podem ser repetidos em trabalhos futuros.

Possibilidade de conhecimento para todos

É importante desmistificar na sua empresa que os relatórios são trabalhos cansativos e sem utilidade. Eles não precisam ser longos e nem feitos diariamente, mas é importante que sejam executados em situações pontuais, que podem ajudar a conduzir os próximos desafios. Em termos de comparação, é como se fosse um guia que pudesse ser consultado a qualquer momento. Uma forma de documentar as ações que estão sendo produzidas.

Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Notícias do Blog


Conheça nossos serviços

Estamos aqui para fazer você crescer com as melhores estratégias do mercado. Juntos vamos transformar esse negócio!


Desbloqueie sua capacidade de criar sites profissionais!

Venha fazer uma CONSULTORIA DE CRIAÇÃO DE SITE com duração de 1h30min E APRENDA de uma vez por todas a criar sites verdadeiramente elegantes, que vendem e lotam sua agenda. Comece Agora!

​Atenciosamente,

Claudio Camargo
novos negócios
claudiocamargo.com.br
WhatsApp: (19) 99182-9137

AgDSN Agência
Marketing e Estratégia
agdsn.com.br
Campinas • São Paulo • 🇧🇷