Turismo no fim de ano: estratégias de marketing para as agências de viagem

(Créditos: LanaStock/iStock)

Com o crescimento da demanda entre final e início de ano, é necessário se destacar da concorrência feroz, o que pode ser feito naturalmente com algumas estratégias

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), desde 2020, o primeiro ano da pandemia, as viagens realizadas pelos brasileiros aumentaram 71,5%. Os dados são da PNAD Contínua Turismo 2020-2023. 

Com mais pessoas viajando, é preciso que as agências de viagens se destaquem da concorrência para conquistar clientes, principalmente no final do ano. Para isso, existem algumas estratégias de marketing que podem ajudar nesse desafio.

A importância da persona 

Entender bem o cliente pode ser a chave para uma estratégia mais assertiva de conversão. Isso permite a elaboração de estratégias mais direcionadas e evita a criação de conteúdos irrelevantes para o nicho de mercado pretendido. Saber onde se quer chegar pode impedir que erros sejam cometidos.

Definição de metas

O ideal é que haja um planejamento acurado e o estabelecimento de metas para o fim do ano. Para isso, é importante levantar todos os objetivos que devem ser alcançados dentro desse período, de maneira consciente e bem embasada. Uma boa dica é ter como base outros períodos similares ao da meta geral, diminuindo assim a margem de erro.

Um bom site

Um site eficaz é essencial para criar a identidade online da agência. Por isso, ele deve refletir os valores da marca, apresentar claramente os serviços e oferecer uma experiência agradável ao usuário. Fatores como um design intuitivo e responsivo são muito importantes, já que a maioria das pessoas acessa a internet por dispositivos móveis. Além disso, estratégias de conversão, como chamadas para ação (CTAs) bem posicionadas, podem incentivar o usuário a comprar. Uma boa distribuição dessas chamadas evita o excesso de informações, que pode comprometer a usabilidade do site.

Roteiros diferenciados

Uma boa estratégia também é personalizar a criação de roteiros de viagem com base não somente nos pontos turísticos do local, mas também nos interesses e nas preferências de cada cliente, adaptando o roteiro para diferentes perfis. 

Por exemplo, um pacote de viagem para porto seguro, que já é espetacular por si só, pode também oferecer um roteiro de viagem, com praias desconhecidas e vazias, como a da Vila Santo Antônio, mas igualmente belas. Esse tipo de diferencial pode agradar mais os clientes e garantir um atendimento mais pessoal, o que pode resultar em melhores resultados no marketing boca a boca, destacando a agência da concorrência.

Inteligência artificial

As IAs são tecnologias que vieram para ficar e estão revolucionando não somente processos mais simples de chão de fábrica, mas também podem ajudar no marketing digital. Investir nessa ferramenta permite uma melhor personalização de serviços e melhora a interação entre negócios e turistas. Com o processamento de dados em tempo real, agências podem oferecer ofertas mais assertivas, aumentando a taxa de conversão. Além disso, a IA generativa auxilia na criação de estratégias de marketing, sempre com a consciência do uso ético e transparente de imagens e vídeos, sinalizando seu uso conforme exigido por algumas plataformas, como Google e Instagram, para valorizar o conteúdo original.


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