Saiba como se conectar com o público em datas comemorativas e impulsionar vendas através do planejamento estratégico
No mundo do marketing, entender os padrões e as tendências é fundamental para garantir estratégias e campanhas bem-sucedidas e alinhadas com as mudanças do mercado. Para fortalecer o relacionamento com o cliente e estabelecer novos negócios, é preciso estar atento em datas relevantes para direcionar estratégias com mais assertividade.
A sazonalidade é o termo específico para se referir a algo que é temporário e que se repete em determinado período, de forma previsível. No contexto da publicidade, os períodos sazonais são um fator a ser considerado no planejamento das empresas, ao permitir que elas se antecipem às demandas de cada época.
Datas como Carnaval, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal e Ano-Novo são momentos em que a demanda por produtos ou serviços mais característicos aumenta; dessa forma, é possível ajustar promoções, campanhas publicitárias e lançamentos de produtos, seguindo o perfil de consumo nesses períodos.
Investir em marketing sazonal significa equilibrar os resultados de uma empresa com o aumento de vendas em períodos específicos do ano, aproveitando datas comemorativas ao longo dos 12 meses.
Saiba como fazer um bom planejamento sazonal
O primeiro passo para campanhas bem-sucedidas é criar um calendário com as datas definidas e que melhor se encaixam no modelo de negócio; além disso, é importante considerar as estações. Por exemplo, com o inverno se aproximando, o planejamento estratégico para redes de hotelaria em cidades turísticas deve se intensificar. Nesse contexto, um hotel de Gramado pode oferecer pacotes promocionais e conquistar mais reservas durante toda a temporada.
Com o planejamento prévio, outro caminho para o sucesso é buscar parcerias. É viável fazer negociações antecipadas com os fornecedores e as empresas, assim garante melhores condições nas datas definidas. Outra possibilidade, ainda pensando em parcerias, é usar comunicação conjunta com outra empresa. Por exemplo, cupom de desconto em outra marca, como medida para fortalecer as vendas de outra empresa e oferecer um “mimo” ao cliente.
Organizar o passo a passo da comunicação das campanhas é fundamental para qualquer estratégia de marketing. O retorno após o disparo de e-mail marketing, tráfego de e-commerce e engajamento nas redes sociais vão medir o desempenho dos conteúdos e das mídias – caso seja necessário, faça ajustes.
Lembre-se que as datas sazonais são uma forma de melhorar o relacionamento com o cliente e impulsionar as vendas, então invista em ações que se conectem com as necessidades do público para alcançar bons resultados.
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