O que é Marketing Digital e como funciona?

Marketing digital é definido por ser uma ou várias tarefas que a pessoa ou empresa faz online com o objetivo de atrair novos clientes, efetuar vendas e criar uma identidade para a marca.

A ideia do Marketing Digital pode ser intuitiva para muitas pessoas, que já estão habituadas a lidar com este tipo de divulgação no dia a dia. No entanto, é verdade que é uma atividade repleta de conceitos e formas de aplicação.

Não há dúvidas quanto ao crescimento do Marketing Digital. Muitas empresas estão trocando o tradicional por essa modalidade. Existem inúmeras estratégias que podem ser aplicadas a depender da persona e da imagem que a marca quer transmitir.

Mas, cá entre nós: você realmente sabe o que é o Marketing Digital e suas possibilidades de uso? Por isso, é necessário entender como nasceu o Marketing, e como se originou os dois braços dele: o tradicional e o digital.

Marketing

Philip Kotler é considerado o pai do Marketing. Ele conceituou o que chamamos de Marketing, como “o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.

Ele falou isto sobre o Marketing tradicional, aquele tipo que se vê em televisão, comerciais, jornais em papel, entre outras formas. A maneira com que as pessoas se comunicam mudou, e hoje não há outra forma de falar de Marketing sem levar em conta a internet.

Diante disso nasceu o Marketing Digital, e ele se tornou hoje a principal forma de fazer marketing – que é fazer todo o marketing no ambiente digital online.

O marketing é realizado em blogs e sites, além de motores de buscas e mídias sociais. Até mesmo o e-mail adentra através do E-mail Marketing.

É através do Marketing Digital que conseguimos os melhores processos para calcular o retorno sobre cada investimento, através de indicadores fáceis e possíveis de medir. Isso foi possível graças às métricas, que são digitais e disponibilizadas em diversas ferramentas, inclusive redes sociais. Por isso, entende-se que Marketing Digital é o marketing realizado em ambiente digital como blogs, sites, e as mídias sociais (Instagram, Facebook, Youtube, LinkedIn, etc.).

Objetivos do Marketing Digital

Tem por objetivo facilitar a comunicação entre empresa e consumidor. Além disso, pode ser utilizado para fortalecer a marca e personaliza-la, criando uma “forma de se fazer” própria e específica da empresa.

Isso faz com que você consiga prospectar mais, colher leads e realizar mais vendas. A divulgação que o Marketing proporciona favorece a marca, de maneira que os clientes criem mais confiança nela.

Em relação a venda de serviços e produtos, a confiança do cliente é determinante. Através da divulgação de conteúdos relevantes a sua audiência, é possível convertê-la em compradores.

Todas estas são estratégias viabilizadas pelo digital. Mas, para executá-las, é necessário dominar os conceitos e saber quais ferramentas utilizar.

Os conceitos principais de Marketing Digital

Persona

Persona é a definição de um indivíduo fictício que reúne todas as características em comum que seu público-alvo e consumidores possuem. Através dele você pode tipificar seu comprador ideal, e personalizar o marketing para ele ou ela.

Desse jeito é possível criar ações segmentadas e direcionadas para as pessoas certas, no tempo certo, com a linguagem certa e o meio de distribuição correto.

Lead

Leads são uma chance de negócio, uma possível compra de seu produto ou serviço. Conseguir Leads significa conseguir contatos de clientes, além de outras informações pertinentes, para que você consiga identificar seus compradores e compartilhar com eles informações relevantes que o levem ao momento de compra. Isso é possível com o Marketing de Conteúdo.

Marketing de Conteúdo

É um subtipo de marketing digital, que busca através de materiais de valor, trazer reconhecido à marca e a fazer se tornar uma referência. Para isso, é necessário ajustar o texto para que chame a atenção do seu público alvo, e que o faça perceber necessidades que sequer sabiam que tinham – e que você pode supri-las.

Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma forma de convencer seu público alvo que você, ou sua marca, ou seu negócio, ou a empresa para qual você trabalha, que é a melhor opção que ele possui.

É um tipo de venda atrativa – também conhecido como Marketing de Atração – que busca trazer o cliente até você e fazer a compra. É uma tática suave, mas extremamente efetiva, pois educa o público alvo de suas necessidades, e de que você consegue supri-las.

Funil de vendas

Funil de Vendas é uma tática conhecida como Jornada do Consumidor. Esta estratégia é formada por etapas, nas quais a pessoa passa durante o processo de compra, e é possível direcionar o marketing para o estágio Funil de Vendas.

Prospecção de clientes

Esta é a primeira etapa do processo de vendas, que tem o objetivo de gerar novas oportunidade de negócio para vendedores. A ideia é saber se o perfil de clientes que a empresa está em busca ou tem se interessa em seguir adiante na venda. Também é conhecido como pré-venda, e avalia o interesse do público alvo em comprar.

Interatividade

Um dos motivos que o Marketing Digital é cada vez mais utilizado como principal estratégia de empresas ao invés de canais tradicionais é a interatividade com o público, que ocorre em tempo real.

O produto deixou de ser o foco, e agora a experiência do usuário em sua jornada de compra é o principal observado. Além disso, a interação nas mídias sociais está sendo considerada cada vez mais a maneira ideal de falar com os clientes e audiência.

Análise e mensuração

É possível fazer a análise de todas as suas ações de marketing nas mídias sociais. Diferente do marketing tradicional, o marketing digital possibilitada a implantação de indicadores, mensuração conforme, e ainda, a análise e mudança de estratégia no meio do percurso.

O funcionamento das estratégias do Marketing Digital

Todos estes conceitos são necessários a execução de estratégias de marketing digital. A empresa pode criar uma ação específica, ou se posicionar de determinada forma mediante a algum acontecimento que impacta a vida de sua audiência.

Esta é uma forma de aproveitar os acontecimentos da realidade do público-alvo para fazer uma conexão e aproximá-los de sua marca. Para realizar estes tipos de atividades, todos os conceitos apresentados são necessários serem avaliados.

Se nem todos forem importante para a empresa, alguns precisam ser selecionados e utilizados, pois a estratégia de marketing não pode ser feita de maneira aleatória. Os indicadores precisam ser mensurados e analisados constantemente, para a formulação das táticas.

E para coloca-las em prática, é necessário dominar algumas ferramentas e funcionalidades.

As ferramentas do Marketing Digital

CRM

O Customer Relationship Management (CRM) é um software que é responsável pela gestão de relacionamento da empresa com os possíveis e já clientes. Apresenta possibilidades como cadastro de clientes, registros de informações, além de controle de seguidores (e também daqueles que deixam de seguir).

Landing Page

Uma Landing Page é uma págna de captura de Leads, focadas completamente na conversão deles para a venda. A ideia é que a página inteira seja construída voltada a isso, trazendo um conteúdo ou material de valor, e em troca, os visitantes deixam a informação de contato deles, e se tornem Leads.

SEO

SEO (Searching Engine Optimization) é uma otimização para mecanismos de busca. Com a utilização desta estratégia, que funciona como uma ferramenta, é possível fazer com que seu site seja mais visto e esteja melhor posicionado no Google.

CMS

CMS significa Content Management System, em português, Sistema de Gestão de Conteúdos, e através desta ferramenta é possível produzir, editar e publicar diversos conteúdos em redes sociais, sem precisar saber programar. É possível construir sites e blogs de maneira muito simples.

CTA

Chamados de Calls-to-Action, são teclas, botões ou chamadas que direcionam a ação de um usuário ao visitar uma página. A chamada para ação, basicamente, recomenda que eles continuem o fluxo de navegação na página, para que se estabeleçam no funil de vendas e consigam comprar.

O Marketing Digital possibilita uma grande interação entre empresa e cliente, e possibilita excelentes formas de conseguir vendas e estabelecer sua marca no mercado, adquirindo autoridade perante o público alvo.

Pequenas marcas podem crescer utilizando estas estratégias em todo o mundo. Gostou de saber o que é Marketing Digital? Você já adota uma estratégia para sua marca?

Fale conosco! Vamos conversar sobre Marketing Digital para impulsionar seus negócios.

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