Erros fatais na Black Friday: como evitá-los e não perder clientes

Descubra quais são os erros mais comuns que as lojas cometem durante esse evento e o que pode ser feito para garantir a satisfação dos consumidores

A Black Friday é uma das datas mais esperadas do ano para os consumidores que buscam promoções e descontos. No entanto, algumas práticas adotadas por lojistas podem afastar os clientes e comprometer a imagem da marca. Os principais erros cometidos durante a Black Friday devem ser evitados para garantir a satisfação dos consumidores.

Uma das práticas mais comuns e prejudiciais é a maquiagem de preços. Algumas lojas aumentam os preços dos produtos antes da Black Friday para, em seguida, oferecer um “desconto”. Algumas pessoas até brincam que o produto está oferecido pela “metade do dobro”, pois o item é anunciado com 50% de desconto, mas o preço original foi dobrado antes do evento. Isso pode levar à perda de credibilidade da loja.

Outro erro comum é não se preparar adequadamente para a demanda, resultando em falta de estoque. Isso pode frustrar os consumidores que esperavam aproveitar as promoções e levar à perda de vendas. É uma oportunidade desperdiçada que deixa o consumidor na mão, e este perde a confiança na loja, já que não pode contar com ela quando precisa.

Muitas lojas também enfrentam problemas em seus sites durante a Black Friday como lentidão, erros de acesso e instabilidade. Isso pode fazer com que os clientes desistam da compra, além de prejudicar a imagem da loja. É preciso ter certeza que a tecnologia dará conta do tráfego em dias de maior acesso.

Oferecer descontos não competitivos pode afetar negativamente as vendas. Os consumidores esperam por preços baixos na Black Friday. É importante oferecer descontos significativos para atrair a atenção dos consumidores. Pequenos descontos podem frustrar e afastar os potenciais clientes.

Os consumidores buscam por uma ampla variedade de produtos, desde itens de beleza até produtos mais práticos e necessários como itens automotivos. Produtos como pneus na Black Friday acabam ganhando espaço, já que os clientes aproveitam as ofertas para deixar o carro em ordem. Outros procuram por descontos em maquiagem, cremes e perfumes. Há oportunidade em diversos setores nessa data.

É preciso, porém, divulgar de forma correta. Um marketing desorganizado pode prejudicar seriamente as vendas durante a Black Friday. É essencial planejar uma campanha de marketing eficiente e bem estruturada. Sem um planejamento eficiente, a campanha pode não atingir o público-alvo e as mensagens podem não ser atrativas o suficiente para converter os visitantes em compradores.

A Black Friday pode ser uma grande oportunidade para as lojas, mas é preciso que elas se preparem e se planejem para evitar essa série de erros. Essa data especial é capaz de multiplicar o faturamento de uma loja em um único dia. Para que o evento seja bem-sucedido, é importante que se planeje de maneira adequada.


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