Muitas pessoas amam comprar itens novos, acompanhar os lançamentos do momento e se preparar para a época de promoções que acontece no final do ano, mas parece que essa tendência tem sido alterada ao longo dos anos. Uma nova geração de consumidores têm surgido e mostrado que um consumidor precisa ter responsabilidade na hora de comprar, além do aumento do otimismo em relação à economia do país.
A maturidade na hora de fazer compras se tornou um tópico de discussão a partir do momento que se notou que as pessoas não estavam comprando porque precisavam daquilo, mas sim para completar algum tipo de vazio material. A Black Friday é um ótimo exemplo disso. Com tantas promoções, muitas pessoas ficam perdidas e acabam comprando absolutamente tudo que encontram em promoção.
No entanto, com essa nova geração de consumidores, podemos observar que a forma de comprar mudou e vai continuar mudando. A maturidade vai ser levada a sério, e as compras devem ficar mais objetivas e úteis. Confira alguns dos fatores que contribuíram para que isso acontecesse.
Pensar no futuro
Um dos fatores que mais tem mudado a cabeça dos consumidores é o pensamento sobre o que vai acontecer no futuro. Antes as pessoas compravam e pronto, agora elas pensam como vai ser depois disso.
A pandemia fez com que as emoções ficassem à flor da pele e deixou muita gente com medo do que poderia acontecer, isso impactou o mundo todo em diversos setores, inclusive na maneira como as pessoas consomem as coisas. Agora é muito comum ver pessoas analisando se algo que elas estão comprando vai se tornar necessário a longo prazo ou se é algo meramente momentâneo.
Excesso de estímulos
Não é fácil viver em uma sociedade tomada pela tecnologia. Vivemos na era digital, e esse é um dos fatores que também têm influenciado na maneira como as pessoas consomem. Esse excesso de estímulos pode acabar sendo prejudicial para a saúde mental das pessoas, já que elas estão sempre se comparando com os outros. É por isso que esses novos consumidores consomem menos conteúdos na internet ou filtram as opções para que tal conteúdo seja realmente relevante.
Otimismo realista
Ao longo dos anos as coisas foram mudando e se tornando o que são hoje, mas é muito provável que daqui a 10 ou 20 anos tudo já tenha mudado novamente, o que faz com que o consumidor se torne mais otimistas, mas, ao mesmo tempo, realista.
As pessoas estão cada dia mais preocupadas com o impacto do consumo no meio ambiente, isso faz com que os consumidores pensem se vale a pena comprar determinado item. A realidade do mundo assusta. A tendência é que cada vez mais as pessoas se preocupem com o que estão consumindo e comecem a reavaliar os hábitos como consumidores.
É importante ressaltar que ao redor mundo existem diferentes tipos de consumidores e que nem todo mundo está seguindo essa tendência. Esse é um processo lento e que promete ainda demorar para chegar a todas as pessoas.
No entanto, a nova geração tem sido importante para que esses hábitos antigos sejam revistos e mudados pensando a longo prazo, na geração seguinte. Assim, podemos esperar mudanças cada vez mais significativas na maneira de consumir, com um público consumidor com mais maturidade e otimismo, cauteloso e criterioso sobre o que é importante ou não.
Deixe um comentário