Como promover sua marca e seus produtos?

Independente da área de atuação ou do tamanho da sua empresa, o foco sempre será o mesmo: aumentar as vendas e se tornar reconhecido dentro do seu mercado de atuação, mas por mais que esse seja o objetivo final, todos nós sabemos que essa é uma missão que está longe de ser simples, muito pelo contrário. 

Diferente de um purificador de ar portátil que executa sua tarefa de forma simples e em qualquer local, aumentar as vendas de uma empresa requer estratégias conscientes e eficientes, e para isso, dois pontos principais devem ser explorados: a promoção da sua marca e de seus produtos. 

Para quem quer ser reconhecido no mercado, é crucial ter uma marca sólida, grande e que fixe na memória dos consumidores, já para aumentar as vendas, a divulgação dos produtos deve ser feita de forma inteligente e estratégica, sempre visando o bem-estar da sua empresa. 

Mas como unir esses dois conceitos de forma efetiva? Bom, no texto de hoje, iremos mostrar como é possível promover sua marca e seus produtos de forma inteligente e que traga resultados fazendo com que o seu empreendimento se fortifique dentro do mercado, bora conferir? Então vamos lá!

Capriche na parte visual

Para que sua marca e seus produtos sejam promovidos da maneira certa, o primeiro passo é justamente caprichar na parte visual, para isso, crie uma identidade visual forte para a sua marca e se necessário, monte um rebranding consolidado com ela, realize ajustes e pense em algo que seja marcante e atrativo na visão do público. 

Um bom visual é a chave para atrair o público, por tanto, é preciso que a sua marca realmente transmita a mensagem que você deseja, com cores sincronizadas, logotipo bem desenhado e até mesmo um nome realmente atrativo, já nos produtos, é necessário que eles também sejam visualmente bonitos. 

Quem trabalha com vendas sabe que muitas vezes os olhos compram primeiro e a parte estética é tão importante quanto sua funcionalidade, então quanto melhor for o visual da sua marca e de seus produtos maior a probabilidade de promovê-los de forma eficaz. 

Conheça seu público e saiba exatamente para quem deve promover

Além da estética é preciso saber exatamente para quem você vai promover a sua marca e seus produtos, por mais que sua máquina de corte a laser seja uma das melhores do mercado, de nada adianta realizar a sua promoção para usuários que não possuem o mínimo interesse nela. 

Sendo assim, é preciso conhecer bem o seu público e saber exatamente para quem você deve promover, faça um estudo mercadológico, conheça o seu público-alvo, defina a sua persona e tenha em mente exatamente quem é o público e o que eles querem ver da sua empresa. 

Quanto mais você entender sobre seus consumidores, mais fácil será promover sua marca para as pessoas certas e os seus produtos de forma correta. 

Esteja presente nas redes sociais

Em um levantamento recente da Comscore, pudemos ver que o Brasil está em terceiro lugar no ranking global dos países que mais consomem as redes sociais, são mais de 131,5 milhões de usuários, sendo o primeiro na américa latina, o brasileiro passa, em média, 3 horas e 31 minutos por dia navegando nessas mídias, o que só mostra o quanto elas são importantes por aqui. 

É claro que com tanto sucesso, elas se tornam um canal poderoso não só para a comunicação, mas também para que as empresas divulguem seus serviços, produtos e a sua marca de forma geral, sendo assim, procure marcar presença nas mais diferentes redes sociais. 

Com base no tópico anterior, verifique onde seu público-alvo está concentrado, crie uma página nas melhores mídias sociais e produza conteúdo de qualidade e com uma certa frequência, acredite, usar as redes sociais pode alavancar o seu negócio, então aproveite dessa ferramenta para ampliar o seu público e garantir o sucesso. 

Otimize seu site e use conceitos de inbound marketing

Além das redes sociais, ter um site também é algo obrigatório nos dias de hoje para qualquer empresa, só o Google computa cerca de 8,5 bilhões de pesquisas diárias, e tendo um site, é possível que sua marca seja encontrada justamente em uma dessas pesquisas, além disso, sua própria página pode servir como uma vitrine do seu negócio, divulgando e mostrando seus produtos de forma organizada e até mesmo fechando vendas, além é claro, de também mostrar mais sobre sua marca e toda a parte institucional da sua empresa. 

O site é completo e obrigatório, mostrando bem a sua empresa de caldeiraria e divulgando com competência toda a sua marca, sendo assim, procure otimizá-lo, mantenha uma boa velocidade de carregamento, capriche no design baseado na identidade visual escolhida lá no primeiro tópico do texto, tenha um blog e aplique também técnicas de SEO. 

Use conceitos de inbound marketing para aperfeiçoar sua página e mais do que isso: ganhar visibilidade de forma totalmente orgânica, produzindo conteúdos e fazendo com que mais pessoas procurem sobre seu site. 

Utilize diferentes formatos de anúncios pagos em diversas plataformas

Acima falamos um pouco sobre o tráfego orgânico, certo? Ele é essencial para a promoção da marca e de seus produtos, mas além do seu uso, é preciso também ter um certo investimento para aumentar a sua visibilidade, e aqui estamos falando dos chamados anúncios pagos. 

Você pode anunciar seus produtos ou apenas promover a sua marca em diferentes canais diferentes de publicidade, como o Facebook, Instagram, YouTube e no próprio Google, verifique os melhores canais e crie anúncios pagos que chamem a atenção dos usuários. 

Não force muito sua promoção e nem seja tão invasivo na sua abordagem, lembre-se sempre de equilibrar o tráfego orgânico com o pago para ter os melhores resultados e potencializar o seu sucesso. 

Crie promoções, concursos e outras formas atrativas

Quem não gosta de uma promoção em uma data sazonal? Ou um concurso para ganhar algum produto de forma gratuita? E até mesmo uma amostra grátis que ajuda a conhecer um pouco mais sobre aquela empresa? Essas são algumas ótimas técnicas que irão te auxiliar a promover os seus produtos e a sua marca em geral. 

Utilize as datas sazonais para reduzir o preço do seu serviço de manutenção de caldeiras e chamar a atenção dos clientes, ou realize concursos e sorteios para ganhar algum produto seu, ou amostras grátis que ajudem as pessoas a conhecerem melhor sobre sua funcionalidade. 

Seja versátil e sempre esteja se reinventando oferecendo seus produtos de forma inteligente e atrativa para o seu público. 

O que achou do conteúdo de hoje? Preparado para promover seus produtos e a sua marca da forma correta? Então conte para a gente o que achou do texto e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.


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