Essa é uma das estratégias de marketing mais eficazes que você pode usar
Autoridade de marca é um conceito-chave em se tratando de marketing. Todos a querem, mas nem todos sabem como consegui-la e mantê-la. De forma geral, autoridade de marca é o nível de confiança e credibilidade que os clientes potenciais têm da sua marca. Em outras palavras, trata-se de quanto o seu público-alvo respeita e admira a sua marca.
Hoje, há no mercado várias empresas que conseguiram a autoridade de marca em seus respectivos setores. Quando se fala em fast-food, por exemplo, McDonald’s é referência. Refrigerante? Coca-cola. Vestuário esportivo? Nike. Relógio? Rolex. Por outro lado, quando um indivíduo observa o anúncio de uma marca e não faz essa associação, é porque a marca em questão ainda não se estabeleceu como uma figura de autoridade.
Caso você seja um empreendedor, investir em autoridade de marca é essencial para o sucesso do seu negócio. E explicamos o porquê.
1) Conseguir a confiança do cliente
O primeiro e mais importante motivo para investir na construção da autoridade de marca é conseguir a confiança do cliente. Nos dias de hoje, a confiança é mais importante do que nunca. Prova disso é uma importante pesquisa realizada pela Edelman, empresa norte-americana de relações públicas e consultoria de marketing.
Intitulada “Edelman Trust Barometer 2021: Confiança, o Novo Capital da Marca”, a pesquisa revelou que, para os brasileiros, a confiança na marca é mais importante que o amor pela marca. No total, 91% e 69%, respectivamente.
Com tanta informação disponível ao alcance de qualquer pessoa com acesso à internet, é difícil saber em quem confiar. Como resultado, os clientes potenciais são mais propensos a comprar somente de marcas em que confiam. Portanto, se você quer ter sucesso no mercado atual, precisa se concentrar em construir confiança com seu público-alvo.
2) Melhorar a classificação dos motores de busca
O Google, buscador mais utilizado no mundo, leva em conta a autoridade de uma marca para melhor classificá-la nos resultados de busca. O objetivo é dar aos usuários a melhor experiência possível. Portanto, favorece marcas que são consideradas confiáveis.
Hoje, qualquer negócio precisa ter uma presença online e, além disso, precisa estar bem ranqueado no Google. Em resumo, quanto mais autoridade sua marca tiver, maior será a sua probabilidade de ela aparecer nas primeiras posições do Google. E, quanto melhor a classificação, mais tráfego o seu site e as suas redes sociais podem receber.
3) Aumentar as vendas
De modo geral, as estratégias de marketing têm o objetivo final de aumentar a receita. Um motivo importante para investir em autoridade de marca é que ela pode alavancar as suas vendas. Os clientes que confiam na sua marca são mais propensos a realizar uma compra no seu estabelecimento.
Portanto, para aumentar suas vendas e sua receita, foque na construção da autoridade da marca. Essa é uma das estratégias de marketing mais eficazes que você pode usar.
4) Autoridade de marca e marketing de relacionamento
Para investir em autoridade de marca, também é importante prezar pelo marketing de relacionamento. Em resumo, este se refere às ações de marketing criadas com o objetivo de criar um relacionamento próximo e contínuo com cada cliente, durante todo o processo de compra.
O principal diferencial dessa estratégia de marketing está na personalização da mensagem para cada cliente. Enquanto o marketing tradicional visa grandes públicos com a mesma mensagem (campanhas de e-mail marketing, por exemplo), o marketing de relacionamento visa estabelecer uma conversa individualizada com cada cliente.
A autoridade de marca é um processo lento e constante, que exige tempo e esforço. Os resultados são de extrema importância para o crescimento do seu negócio.
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