Twitch: Veja como inserir a rede na sua estratégia digital

A Twitch já se tornou uma das principais redes sociais dos últimos tempos, isso porque traz algo diferente das outras redes sociais que já estamos acostumados a usar e ainda permite um relacionamento mais íntimo entre o produtor de conteúdo e seu público. 

É válido pensarmos que vivemos em uma era onde tudo se tornou digital e as coisas estão avançando a passos enormes, ou seja, diversas novidades estão chegando no mundo e mudando por completo a maneira de se fazer até mesmo ações simples do dia a dia. 

Um bom exemplo disso foi a chegada dos aplicativos de compra, que permitem ao usuário fazer as suas compras do mercado pelo celular e apenas aguardar que dentro de minutos elas estarão na porta de sua casa. 

Isso prova como o mundo mudou e como tudo aprendeu a se adaptar aos novos tempos, tendo isso em mente, as próprias redes sociais, que por si só também já são uma grande inovação, também buscaram por melhorias. 

O que não é errado, afinal de contas, tudo e todos que reconhecem a chance de melhorar algo, não perdem a oportunidade, seja uma empresa de assistência técnica de climatizador ou até mesmo o novo estagiário de uma multinacional. 

Pensando nisso, novos formatos de conteúdos e contato com os usuários começaram a surgir no mercado, como as famosas lives, que nada mais são do que transmissões ao vivo para que os telespectadores possam acompanhar em tempo real e de onde estiverem. 

Mesmo a maioria das redes sociais tendo essa opção na atualidade, existe uma plataforma que foi pioneira nesse quesito e que está voltando com força total para o mercado, estamos falando justamente da Twitch, a protagonista do nosso conteúdo de hoje. 

Entenda o que é Twitch como ela funciona

Talvez você já tenha ouvido falar sobre a Twitch em algum momento, principalmente nos últimos tempos, tendo em vista que ela cresceu bastante e começou a acumular milhares de usuários, seja os que produzem conteúdo ou os que apenas consomem. 

Mas o fato é que essa plataforma se tornou uma das principais para que as pessoas divulgassem o seu trabalho e até mesmo os seus negócios, independentemente do ramo, seja uma empresa de projeto elétrico ou até mesmo uma consultoria sobre finanças. 

A Twitch é uma rede social que foi criada em meados de 2007 e foi comprada pela Amazon poucos anos depois de sua criação. Hoje, ela se destaca devido às inúmeras transmissões ao vivo em que o produtor de conteúdo pode até mesmo compartilhar a sua tela. 

É comum ver os famosos gamers usarem o Twitch como sua principal ponte de conexão com o seu público, pois a plataforma permite o compartilhamento de tela, ou seja, ele consegue mostrar aos telespectadores o que está fazendo em seu computador. 

As lives se tornaram algo muito comum nas redes sociais durante a pandemia do coronavírus, pois sem poder sair de casa, as pessoas viam nas transmissões ao vivo uma chance de tentar não pensar apenas no que estava acontecendo.

Hoje, assim como é simples encontrar uma bacia com saída horizontal instalação na internet, é simples entrar no Twitch e criar a sua conta, seja para começar a fazer as suas próprias lives ou apenas para consumir as diversas que são feitas por lá. 

Sendo assim, podemos entender a Twitch como uma rede social focada em transmissões ao vivo que funciona a partir do cadastro de seus usuários, que possuem liberdade para fazer suas transmissões ao vivo e também consumir diversos tipos de conteúdos. 

Conheça as ações estratégicas 

Agora que você sabe sobre o que se trata a Twitch e como ela funciona, chegou o momento de conhecer algumas ações estratégicas que ela oferece e como você pode começar a usar essa plataforma dentro da sua empresa. 

De início, não podemos deixar de falar sobre as lives, que por si só já é a maior ação estratégica da plataforma, pois permite uma comunicação em tempo real entre duas ou milhares de pessoas de qualquer lugar do mundo e a qualquer momento do dia. 

Assim como muitas pessoas usam a internet e as redes sociais para procurar por uma 3M EPI onde comprar em sua cidade, existem pessoas que fazem isso até mesmo em lives de Twitch, pois sabem que a resposta pode vir ainda mais rápido. 

E por falar em resposta rápida, essa plataforma ainda conta com o chat, o espaço onde todos presentes na transmissão podem trocar mensagens entre si e entre quem está fazendo a própria live, seja para comentar ou perguntar algo. 

Se tornou comum entre os gamers, que ao compartilharem suas partidas de jogos, recebam diversos comentários no chat em tempo real de seus telespectadores, o que aumenta ainda mais o engajamento e a visibilidade do perfil naquele espaço. 

Essas simples ações podem parecer algo banal para algumas pessoas, mas são as mais eficientes quando falamos da construção de uma comunidade forte e um relacionamento saudável entre marca e consumidor. 

Por isso, usar a Twitch como um canal de comunicação ou divulgação da sua marca está longe de ser algo ruim, independentemente se você oferece um AVCB alvará de funcionamento ou roupas para crianças. 

E para fazer isso, você não precisa investir rios de dinheiro em estratégias ou ser um guru da tecnologia para entender sobre tudo deste universo, basta seguir algumas dicas cruciais nesse processo, como: 

  • Conheça bem o seu público;
  • Planeje o conteúdo;
  • Prepare o equipamento;
  • Crie sua conta na Twitch;
  • Escolha um software central;
  • Configure o software;
  • Se divirta! 

Fazer a sua conta nesta plataforma e começar a usá-la em prol de sua marca é mais simples do que se imagina, vale a tentativa para que você conheça mais sobre essa rede social e se encante com o que ela tem para lhe oferecer. 

A diferença da Twitch para as outras redes sociais

Falando um pouco sobre a diferença entre a Twitch e as outras redes sociais que existem no mercado, essa é uma dúvida que persegue muitos produtores de conteúdo, empreendedores e até mesmo alguns usuários, o que é normal. 

Assim como um serviço de demolição manual de concreto armado é diferente de um serviço de demolição industrial, por mais que sejam atividades parecidas, a Twitch é diferente das demais redes sociais, por mais que também possuam suas semelhanças. 

O que mais difere a Twitch das demais redes sociais é a forma de se produzir conteúdos e de se comunicar com o público, tendo em vista que tudo o que acontece nessa plataforma é feito em tempo real e nada é produzido para ser colocado lá. 

Claro que isso possui o seu ônus e bônus, a pessoa não irá precisar produzir um conteúdo completo para colocar na plataforma, mas também terá que dispor do seu tempo e energia para estar ao vivo junto com milhares de pessoas. 

Há quem ame isso e há quem odeie, assim como tudo na vida, mas essa é a principal diferença da Twitch para as outras redes sociais e o que mais faz dela uma plataforma única e diferenciada dentre as outras do mercado. 

Benefícios da Twitch para as empresas

Para finalizar, não poderíamos deixar de mencionar alguns dos benefícios do uso da Twitch dentro do universo dos negócios, seja em uma empresa de reforma de apartamento ou até mesmo em uma marca de móveis. Confira: 

Acessibilidade 

O primeiro deles é justamente a acessibilidade, que torna a comunicação entre ambas as partes ainda mais efetiva e simples, além disso, é uma rede social que está à disposição de milhões de pessoas todos os dias. 

Com isso, torna-se simples não apenas fazer as suas lives através dessa plataforma, mas também saber que poderá contar com milhares de usuários ativos junto a você devido à acessibilidade dessa rede social para milhões de pessoas simultaneamente. 

Comunidade 

Além disso, as transmissões ao vivo pela Twitch ainda auxiliam na construção de uma comunidade para a sua empresa, ou seja, na construção de um grupo de pessoas que acreditam no seu trabalho e gostam do que você produz. 

Seja uma live sobre como funciona o seu projeto de cobertura em estrutura metálica ou até mesmo oferecendo uma aula gratuita de idiomas, através da Twitch é mais que possível construir uma comunidade fiel de potenciais clientes da sua marca. 

Divulgação da marca 

Por fim, mas longe de ser menos importante, é claro que você ainda consegue divulgar mais a sua marca, aproveitando a transmissão ao vivo e atenção das pessoas no que você está mostrando, para divulgar o seu negócio. 

Assim sendo, você consegue atrair ainda mais clientes para a sua marca e garantir que muitos dos que estão ali poderão visitar o seu site de compras ou o seu ponto de vendas físico, e esses benefícios são apenas o começo de todo o sucesso que te espera. 

Considerações finais 

Dessa forma, você conseguirá usar uma das maiores plataformas e redes sociais da atualidade para gerar mais faturamento para o seu negócio e ainda inovar em seus canais de comunicação, trazendo algo novo e acessível para você e seus clientes. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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