Quem não traça um planejamento está correndo o risco de sofrer com falhas, contratempos e execuções muito abaixo do esperado, afinal, criar um bom plano te ajuda a saber exatamente qual o seu objetivo e o passo a passo até alcançá-lo, ainda mais quando o assunto é marketing digital.
Esse segmento vem sendo utilizado em praticamente qualquer empresa que almeja o sucesso, mas diferente do que muitos pensam, para que ele traga resultados, é preciso traçar um bom plano antes, esse é um documento que detalha todas as ações que serão conduzidas por uma marca durante determinado período.
Ou seja, funciona praticamente como seu guia, te mostrando o caminho certo e te ajudando a alcançar seu objetivo, é como um processo industrial, no qual a matéria-prima deve passar por diversos caminhos diferentes como em uma injetora de plástico, antes do resultado final, cana simples desvio ou deslize pode ser determinante para o seu fracasso.
Devido a sua importância, um bom plano de marketing digital possui uma boa variedade de ações a serem executadas, porém, algumas delas são consideradas indispensáveis independente do plano, e no texto de hoje, separamos 5 delas que são obrigatórias para você adicionar na sua estratégia, bora conferir? Vamos lá!
1. Conhecimento sobre seu mercado, clientes e concorrência
A primeira ação obrigatória em qualquer plano de marketing digital é a pesquisa e coleta de dados sobre três fatores básicos: mercado, clientes e concorrência. É preciso você saber em qual cenário está inserido, tanto internamente quanto externamente.
Saiba quais são as tendências do seu mercado, as novidades e o que está em alta, também é importante conferir sua concorrência, quais ações as empresas estão realizando, como estão seus planos de marketing digital e como esses estão sendo executados, isso pode te trazer um bom rumo sobre novas oportunidades.
Por fim, é sempre importante saber o que seus clientes esperam do seu negócio, quais suas expectativas, desejos e objeções, isso vai te trazer insights sobre qual caminho seguir e como atender a demanda de seus consumidores.
2. Definição clara de suas metas e objetivos
Após uma boa análise sobre os três elementos que vimos acima, é hora de definir de maneira clara e coesa quais são suas metas e objetivos. Todo plano de marketing digital possui um propósito, alguns procuram aumentar as vendas gerais, outros promover o lançamento de um novo produto, como sua nova luva de vaqueta, alguns buscam aumentar a autoridade e reconhecimento da marca, fidelizar clientes, se aproximar do público, ganhar visibilidade e por aí vai.
Existem inúmeras metas que podem ser traçadas e objetivos para serem alcançados, sua missão, é definir tudo isso de maneira clara, e de uma forma até simples de entender, se você tiver vários objetivos, dívida eles em vários planos diferentes.
3. Estabelecimentos de prazos e orçamentos
Todo planejamento precisa ter um prazo para acontecer, afinal, uma campanha de marketing digital não pode durar para sempre, certo? Sendo assim, procure estabelecer um tempo para que você possa concluir o seu plano de marketing, seja realista e trabalhe com um prazo considerado ideal.
Também é importante definir o seu orçamento, ele deve ser baseado em relação às suas condições de investimento e também, ao teto máximo que você está disposto a gastar, não se esqueça de colocar na balança o fator faturamento, que também pode ajudar na sua escolha.
4. Escolha de ferramentas
O marketing digital é um segmento que possui inúmeras ferramentas que podem ser utilizadas ao seu favor, são diversas estratégias como Inbound marketing, anúncios pagos, SEO, e-mail marketing, redes sociais, entre outras, além de diferentes canais para executá-las.
No meio de tantas possibilidades, você deve selecionar quais se encaixam melhor no perfil do seu plano de marketing, e escolher a dedo, as que você acredita que irão suprir suas necessidades.
Seja criterioso, analise bem suas possibilidades e escolha aquelas que você acredita que darão conta do recado, é como se você tivesse em um laboratório, e precisasse escolher quais ferramentas irão te auxiliar, como uma bomba de vácuo ou uma bomba de transferência.
5. Monitoramento constante
Se você acha que ao colocar seu plano em prática sua missão acabou, saiba que está muito enganado. Dentro de um planejamento, é crucial que você realize um monitoramento de maneira constante, afinal, é preciso entender o que está dando certo, e quais são os pontos que precisam de uma atenção extra.
Procure ficar de olho e faça a mensuração dos resultados a cada passo que você dá, realize mudanças, testes e veja se você está indo em direção ao caminho certo.
O que achou do texto de hoje? Preparado para realizar um bom plano de marketing digital? Conte para a gente nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo,até a próxima!
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.
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