Não podemos negar o poder que o Marketing tem na atualidade, mas as ações devem ser muito bem executadas – com a estratégia certa, e sempre com honestidade, de modo a encantar, e não enganar o cliente.
A verdade é que muitos profissionais com anos de carreira podem cair nessa armadilha. Por isso que algumas campanhas e jogadas de marketing desastrosas acabam ganhando as ruas — só para gerar prejuízos bilionários e processos.
Assim como o indicador químico, o bom senso na hora de produzir conteúdo ou aplicar alguma estratégia de marketing deve estar sempre presente, no intuito de evitar problemas e possíveis situações desagradáveis.
Estratégias de marketing que deram errado
1- Forçar contato com o cliente por ligação
Quem já recebeu diversas ligações de números desconhecidos e, ao atender, percebeu que era cobrança ou telemarketing sabe o incômodo que é. Chamadas em excesso podem acarretar em processos judiciais. O consumidor deve conhecer os seus direitos e saber como proceder nesses casos.
Quando uma empresa faz a locação de geradores, ela tem como finalidade evitar possíveis riscos ou danos, trazendo o exemplo para esta finalidade, se resguardar, tendo noção do que deve ou não ser feito e evitar exageros, é a forma mais eficaz de se evitar os riscos. Para maiores informações pesquise o art. 42 do Código de Defesa do Consumidor.
2- Expor foto do cliente na internet após a compra
A pessoa que se dispõe a fazer uma postagem, tem que ter a consciência de que essa postagem pode ter repercussões contra ela, e mais, quem compartilha também pode ser responsabilizado pelos danos causados. Dica: É fundamental perguntar ao cliente se ele autoriza a postagem.
3- Campanhas de cerveja explorando o corpo feminino
Atualmente, estamos cercados por uma infinidade de propagandas, elas estão em toda parte, na internet, televisão, outdoors e no rádio. É Através da exposição na mídia que muitas empresas estão conseguindo vender cada dia mais seus produtos, pois, como diz um antigo provérbio “a propaganda é a alma do negócio”, porém, nos dias atuais, tal modelo de propaganda não é bem visto, o que fez muitas marcas de cerveja mudarem o contexto de seus comerciais.
Não corra o risco de entrar na porcentagem da demanda negativa
A demanda negativa ocorre quando uma parcela significativa do mercado compra seu produto, mas não gosta de consumi-lo. Um exemplo clássico de demanda negativa são os planos de saúde. Oferecem várias alternativas e na hora da necessidade, deixam o cliente literalmente a ver navios.
Os Maiores Erros de Marketing Digital
1- Falta de planejamento inicial.
2- Não fazer uma análise da concorrência.
3- Não ter uma Persona de Marketing definida.
4- Ignorar a Jornada do Consumidor.
5- Site sem estrutura para marketing digital.
6- Achar que precisa investir em todos os canais.
Uma mesa inox industrial, é um item insubstituível em qualquer cozinha de restaurante ou cozinha industrial, pois atendem aos requisitos de higiene e são adequadas à legislação e normas do setor, assim também deve ser uma boa estratégia de marketing, essencial para que os melhores resultados sejam alcançados.
Escolher e acompanhar de perto algumas métricas é o que torna possível determinar se a estratégia de marketing está indo bem ou não e fazer mudanças sempre que perceber algo errado.
Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.
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