Quem trabalha com marketing digital, principalmente na parte de tráfego orgânico, já deve estar cansado de escutar sobre dois conceitos cruciais: o SEO e o Inbound marketing, essas que são estratégias fundamentais para qualquer empresa que deseja aumentar seus resultados de maneira natural.
Porém, por mais que sejam estratégias distintas, elas podem se complementar de uma forma que você nem imagina, enquanto o inbound marketing busca atrair as pessoas de maneira orgânica, o SEO ajuda a otimizar seu site,e fazer com que ele seja mais acessado e visto pelo grande público.
Ambas são diferentes, e funcionam bem de maneira isolada, mas juntas, seu impacto pode ser muito maior do que você imagina, funcionando igual o serviços de caldeiraria, que potencializa a sua segurança, e traz muito mais credibilidade ao seu negócio.
No texto de hoje, iremos mostrar como essas duas estratégias podem se completar, bora conferir mais sobre como funciona a junção do SEO com o inbound marketing? Então vamos lá!
O que é o SEO?
Para conseguir entender como SEO e inbound marketing se completam, é preciso fazer uma análise do significado de ambos os conceitos, começando pelo Search Engine Optimization, também conhecido como SEO, esse é um termo que se refere a um conjunto de estratégias que tem como principal objetivo, otimizar seu site para as plataformas de busca.
Ou seja, ele atua com uma mescla de ações, como a utilização de palavras-chave, a colocação de link building, a escolha inteligente dos títulos e subtítulos, as imagens e outras mídias colocadas de maneira frequente, o design bem efetuado, conteúdo de alta qualidade, a boa responsividade e velocidade de carregamento, e diversos outros fatores.
A otimização e utilização dessas estratégias, faz com que o site seja bem avaliado pelo algoritmo das plataformas de busca, o que faz com que elas indiquem aquela página para as pessoas, impulsionando a sua visualização e consequentemente, fazendo com que ela apareça no topo das pesquisas.
Se você ainda está confuso, faça uma simples pesquisa no Google, de algum tema como “usinagem de peças”, os primeiros resultados orgânicos que aparecem, provavelmente são de páginas mais indicadas pela plataforma, ou seja, aqueles que tem o SEO mais otimizado do que os demais concorrentes.
Essa é uma estratégia fundamental justamente para aumentar a visibilidade, gerar mais tráfego orgânico e também alavancar a relevância do site, fazendo com que ele crie autoridade ficando sempre no topo das pesquisas.
Qual o conceito de Inbound marketing?
Já o Inbound Marketing, também conhecido como marketing de atração, é um conceito que visa seguir o caminho oposto do que vemos no marketing tradicional, estamos acostumados a ver as empresas indo até o público, realizando anúncios e propagandas para chegar nas pessoas de maneira direta, certo? Esse termo, procura realizar o caminho inverso.
Ele segue na contramão do que estamos acostumados a ver, fazendo com que as pessoas procurem as empresas. Essa é uma estratégia muito mais sutil e muitas vezes mais eficiente, já que, um usuário que procura seus serviços tende a convertê-los de forma muito mais fácil, rápida e prática.
Para que isso aconteça, é preciso efetuar uma série de ações, principalmente voltadas para a produção de conteúdos, gerenciamento de mídias sociais, trabalhar o relacionamento com os clientes, e diversos outros fatores que são determinantes para alcançar o sucesso de uma empresa de regulador de pressão de gás, por exemplo.
Mas afinal, como esses dois termos se completam?
Por mais que durante a nossa explicação você tenha achado que são dois conceitos opostos, eles se complementam de uma forma até simples de ser entendida, o Inbound marketing é uma estratégia que tem como principal função, fazer com que as pessoas se sintam atraídas pela sua empresa.
Ou seja, seu objetivo é fazer os usuários chegarem até você, e para que isso aconteça, não existe nada melhor e mais eficiente, do que aumentar as suas chances de ser visto dentro do Google, e de outras plataformas de busca, e como você pode fazer isso? Através do SEO.
Embora a otimização dos sites não seja diretamente uma estratégia de inbound marketing, ela até poderia ser considerada, afinal, ela colabora e muito para que o marketing de atração funcione principalmente nas plataformas de busca, fazer com que sua página alcance o topo, é praticamente meio caminho andado para alcançar e efetivar o seu objetivo.
Aparecer nas primeiras posições, ajuda a fazer com que mais pessoas cliquem em seu link, o que gera mais atração orgânica e executa enfim, as estratégias de inbound marketing, sendo a combinação de ambos, um processo completo e eficaz assim como o gerenciamento de resíduos que procura realizar a coleta, armazenamento e transporte dos resíduos até um final mais adequado.
Por mais que elas não sejam estratégias que foram criadas uma para outra ou dependentes entre si, o SEO e o inbound marketing se completam assim como feijão com arroz, se você nunca juntou elas acredite, não vai se arrepender de fazer isso.
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Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.
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