O SEO é sem dúvidas, uma das estratégias mais populares para aqueles que trabalham com marketing digital e atuam com tráfego orgânico de forma geral, porém, muitas pessoas que utilizam desse conceito, cobram resultados instantâneos, procurando algo próximo do que teriam com os famosos anúncios pagos, por exemplo, mas se você busca isso, é melhor ir colocando seus pés no chão.
Claro que o Search Engine Optimization é uma ótima estratégia, já que costuma alavancar seus conteúdos e fazer com que eles cheguem no topo das plataformas de busca, aumentando sua visibilidade, melhorando seu tráfego, gerando mais conversões e leads, e é claro, tudo isso sendo feito de forma totalmente orgânica.
Porém quem acha que os resultados vão chegar da noite para o dia, saiba que estão muito enganados, utilizar o SEO, não é como instalar uma porta corta fogo no seu comércio que pode ser feito de maneira rápida, por mais que você siga à risca, o manual de SEO, é preciso ter um pouco de paciência até os resultados realmente chegarem.
No texto de hoje, nós iremos te mostrar com detalhes, quanto tempo demora para que as estratégias de SEO realmente tragam resultados, quer conferir mais sobre? Então vamos lá!
Antes de mais nada, o que é o SEO?
Antes de falarmos do tempo que leva até uma estratégia de SEO ser eficiente no seu site, é preciso entender o que significa esse conceito, o Search Engine Optimization, nada mais é do que um conjunto de técnicas que tem como principal objetivo, otimizar um site e todos os seus conteúdos, fazendo com que ele seja bem visto pelo algoritmo das plataformas de busca como o Google, e consequentemente, seja indicado por elas, aparecendo no topo das páginas de pesquisa.
Isso faz com que gere tráfego orgânico para a sua loja, site ou blog, aumentando a sua visibilidade, cerca de 90% dos usuários clicam apenas em resultados da primeira página, o que mostra o quanto estar no topo é algo relevante para qualquer marca.
Se você ainda não entendeu o que é SEO faça uma pesquisa no Google de algum termo, como bomba centrífuga, por exemplo, os primeiros resultados são aqueles que a plataforma indica para você, e se eles recebem essa indicação, é porque utilizam o Search Engine Optimization, fazendo uma otimização geral no site, o que é bem visto pelo algoritmo resultando no topo das pesquisas.
O que determina o sucesso do SEO?
Como citamos acima, o SEO se baseia em um conjunto de estratégias, práticas e técnicas que reunidas, podem fazer uma página alcançar o topo das plataformas de busca, mas o que exatamente determina o sucesso dessa ferramenta? Existe algum manual ou fórmula mágica para isso?
Primeiro vale ressaltar que apenas ter um site não fará dele popular e muito menos será indicado para a primeira página, o que vai guiar o seu desempenho será justamente, o conjunto de suas estratégias de SEO, são inúmeros fatores que influenciam no seu posicionamento, e a junção deles, pode sim, ser a fórmula para o sucesso.
Entre eles, podemos destacar a utilização correta das palavras-chave, o uso eficiente de backlinks, a aplicação de meta descriptions, títulos e subtítulos, a colocação de imagens e outros tipos de mídia, a criação de conteúdos relevantes e o tempo que a página está no ar e sua autoridade dentro do mercado.
Mas afinal, quanto tempo demora para as estratégias de SEO trazerem resultados?
Bom, agora que você já sabe o que é SEO e quais são os fatores que podem influenciar no seu sucesso, chegou a hora de responder a pergunta principal, afinal, quanto tempo demora para essas estratégias trazerem resultados?
A resposta para essa pergunta é: depende, porém, para que você não fique sem um prazo, estudos apontam que o SEO começa a ser eficiente entre um período de quatro até seis meses após sua primeira aplicação, sendo esse o tempo médio para que ele seja efetivo, porém, em alguns casos, podem levar anos para que a página chegue ao topo, tudo é uma variável.
O tempo em si é bem incerto, e são levados em consideração, vários quesitos como tráfego base do site, design, idade do domínio, concorrência em relação a palavra-chave, público-alvo, localização, e por aí vai.
Assim como cada marca de detergente concentrado vai possui a sua característica própria, sendo mais cheiroso, mais líquido ou possuindo uma fórmula diferente, isso também se aplica no SEO, variando muito não só com um, mas vários fatores diferentes.
Para se ter uma noção, na maioria dos casos, a primeira página das pesquisas costuma ter quase 3 anos, e no top 10, os sites possuem mais de 2 anos, além disso, só para rankear as palavras-chave utilizadas, existe um período de 60 até 120 dias.
Dessa forma, podemos concluir que é preciso ter calma, paciência e esperar os resultados chegarem aos poucos, sem afobação ou pressa, realize suas estratégias de SEO e mesmo que o resultado demore a chegar, seja persistente e aguarde chegar a sua hora, acredite, uma hora seu site sobre motor para portão eletrônico vai conseguir alcançar o topo.
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Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.
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