Ter boas estratégias de marketing para o seu negócio é uma maneira de aumentar as vendas e ter mais destaque no setor de atuação. Entender quais são as melhores práticas, ferramentas e como implementá-las são maneiras de obter ótimos ganhos.
Se você é empreendedor e tem uma loja virtual, utilizar as técnicas de SEO é uma maneira de dar mais destaque ao seu site nos mecanismos de busca.
O universo de SEO é muito amplo e possui várias possibilidades, desde a construção das páginas do seu site até a escolha das palavras-chave que serão utilizadas nos conteúdos.
Conhecer mais o conceito de SEO focado para o e-commerce e vendas são maneiras de conseguir se destacar diante da concorrência, além de otimizar a sua loja virtual.
O que é SEO voltado para as vendas?
O SEO (Search Engine Optimization), em português motor de otimização de busca, são um conjunto de técnicas e estratégias que ajudam a otimizar as páginas da web, lojas virtuais, blogs e sites para conquistarem as melhores posições nos resultados orgânicos de busca.
Basicamente o SEO consiste em métodos para colocar a sua página nas primeiras posições nos mecanismos de busca como Google, Bing, Yahoo, entre outros.
Qual a importância do SEO para vendas e loja virtual?
Ao entender um pouco melhor o conceito de SEO, algumas pessoas podem se perguntar: por que é necessário ter um site otimizado para aparecer nas primeiras posições dos resultados de busca?
As lojas virtuais que investem em SEO conseguem atrair mais visitantes, diminuir o custo de aquisição de clientes (CAC), garantindo novos visitantes que podem se tornar potenciais clientes do seu negócio.
Outros pontos importantes e positivos ao investir no SEO são: aumenta as chances de ter um tráfego mais qualificado, ganha mais autoridade no mercado e consegue atrair mais tráfego orgânico.
Como conquistar mais clientes com o SEO para vendas?
O SEO para as vendas proporciona muitos ganhos interessantes aos negócios, porém exige paciência, tempo e trabalho duro, assim a sua empresa pode se tornar mais uma a figurar os cases de sucesso quando o assunto é SEO.
Diferente dos anúncios pagos que geram resultados rápidos, os de SEO aparecem com o tempo e por esse motivo, algumas empresas acabam deixando essa estratégia de lado, o que pode ser um grande erro de quem deseja ter sucesso nos negócios.
Um ponto importante e que deve ser destacado é que sempre terá conteúdos otimizados na internet, diferente dos chamados patrocinados, que possuem um tempo estabelecido para ficarem disponíveis.
Quanto mais cliques os conteúdos otimizados possuem, maiores são as chances de ocupar as primeiras posições nos ranqueamentos de pesquisa.
Para conquistar excelentes resultados com as suas estratégias, é necessário:
- Definir a persona (representação do cliente ideal) do seu negócio;
- Saber escolher bem as palavras-chave que serão usadas nos conteúdos;
- Elaborar conteúdos e materiais ricos, para despertar interesse;
- Otimize os seus conteúdos e suas páginas;
- Atenção com as mudanças dos algoritmos;
- Mensurar os resultados com atenção.
Outras dicas de SEO que podem ajudar nas vendas consistem em:
Tenha URLs amigáveis
É importante utilizar a palavra-chave principal na sua URL da página que esteja tratando diretamente sobre o termo.
Por exemplo, se a sua página é focada em vender vestidos, essa palavra deve aparecer na URL e assim esta se torna compreensível para os usuários e ao Google.
Sendo assim, é importante evitar códigos no endereço de URL. Dê preferência a palavras fáceis e curtas, porque isso pode facilitar o acesso dos usuários.
Invista em um design responsivo
Os mecanismos de busca levam muito a sério a questão de responsividade no momento de apresentar os resultados de pesquisa, conforme as palavras-chave que os usuários utilizam.
Um design responsivo significa que o seu site consegue se adaptar a diferentes dispositivos móveis. Este é um detalhe que faz a diferença, pois sites que não são responsivos prejudicam a experiência dos usuários.
Faça marketing de conteúdo para SEO
Uma dica válida de SEO para as vendas é investir na criação de conteúdos que ajudam na decisão de compra dos clientes.
Para isso, o marketing de conteúdo pode ser uma excelente estratégia que aliada às técnicas de otimização do seu site, pode ajudar a aumentar o tráfego orgânico.
Sendo assim, desenvolver conteúdos em diferentes formatos é um jeito interessante de aumentar o número de vendas do seu negócio.
Portanto, saber implementar as estratégias de SEO para as vendas são maneiras do seu negócio ter um diferencial, aumentar a vantagem competitiva e ganhar a confiança e preferência dos clientes e consequentemente do mercado.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.
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