Sabe aquele seu amigo que vive assistindo vídeos sobre baú refrigerado? O Inbound Marketing é um conjunto de técnicas que envolve a criação e o compartilhamento de materiais específicos para um determinado público que será impactado de acordo com o que busca na Internet.
1. Estude sobre a história do Inbound Marketing antes de colocá-lo em prática
Um pouco de história é sempre bom, né? O Inbound Marketing teve origem em 2006, quando Brian Halligan e Dharmesh Shah fundaram a HubSpot, empresa norte-americana de softwares para automação de marketing, CRM e vendas. Antes mesmo de 2006, já existia muita movimentação na internet, e a forma de comprar estava mudando drasticamente. Ninguém mais se dirigia a uma loja decidido a comprar algo sem antes fazer uma pesquisa online, como fazemos hoje.
Depois, Brian Halligan observou que diversas startups estavam falhando no processo de vendas porque usavam técnicas ultrapassadas e que não conseguiam atingir o público certo, como listas de e-mails compradas e anúncios que interrompiam as pessoas. Interessante demais!
2. Defina estratégias para conquistar novos clientes em seu negócio
Seja em um restaurante ou com uma empresa de calibração de instrumentos, a alma do marketing está na atração de clientes. No Inbound Marketing a equação é simples: um site sem visitas não gera Leads. Sem os Leads não há vendas e, por consequência, perde-se toda a razão para se trabalhar com essa estratégia.
Por esse motivo, a primeira etapa do Inbound Marketing é “atrair” e, sem dúvidas, não poderia ser diferente. A genialidade dessa etapa é simples: ao invés de gastar energia em procurar pessoas que poderiam se interessar sobre seu negócio/mercado, gasta-se energia na construção de algo digno de legítima atenção e assim atrai-se muitas pessoas que por espontânea vontade se interessaram no assunto. Fique atento!
3. Produza conteúdo de qualidade em plataformas de publicações fixas
Se você trabalha com oxigênio medicinal, por exemplo, um blog pode ser uma boa alternativa para divulgação do seu produto! Ele corresponde, em poucas palavras, à criação de conteúdo relevante e de valor para o consumidor, para que ele seja atraído até os canais de comunicação da empresa.
No entanto, só fazer bons conteúdos não é o suficiente. Ele precisa ser encontrado na Internet, do contrário não servirá de nada, certo? É aí que entra o SEO. Estude sobre esses termos e se destaque da concorrência.
Saiba as vantagens desse tipo de marketing
Isso se justifica porque, além de diminuir a duração do ciclo de vendas, o inbound também é uma estratégia relativamente mais barata do que soluções tradicionais, como anúncios em redes sociais ou ativações de marca. Essa redução de custos, contudo, não faz com que o negócio sofra com a perda de qualidade ou diminuição de resultados.
Dessa forma, esse investimento é até mais eficiente, especialmente no médio e longo prazo, já que você vai aumentar o reconhecimento da sua marca perante o público.Com um desperdício menor de recursos, é possível ter um orçamento maior para aplicar em outras táticas que podem funcionar melhor e, é claro, escalar ainda mais a sua estratégia de inbound marketing para captar mais clientes.
Vale lembrar que outro benefício muito atrativo do inbound marketing é que, no longo prazo, é possível aumentar o ticket médio da sua empresa, valorizando o seu negócio.
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.
Deixe um comentário