Em uma época cada vez mais conturbada, com um mercado aquecido e uma concorrência extremamente alta, conseguir se destacar no meio de tantos profissionais se torna uma tarefa bem difícil, e é claro que, para conquistar aquela oportunidade dos seus sonhos, a sua imagem pessoal pode pesar muito na decisão dos recrutadores.
Cerca de 78% dos profissionais de RH, falam que uma das coisas mais importantes durante um processo seletivo são as referências, e é claro que para conquistá-las, é preciso trabalhar muito bem o seu marketing pessoal.
Outros profissionais na sala competindo pela mesma vaga com você podem ter as mesmas competências, terem estudado no mesmo lugar, e até usarem as mesmas fitas do bonfim no braço direito, mas sem dúvidas o que pode desempatar a disputa é justamente a imagem que você possui.
E para conquistar a preferência do recrutador e ser escolhido mesmo no meio de tanta concorrência, nada melhor que fazer o marketing pessoal de forma correta, e é exatamente isso que vamos mostrar para você no texto de hoje, bora conferir? Então vamos lá!
Se conheça antes de mais nada
Para você conseguir elencar suas qualidades, seus pontos fortes e mostrar aos demais tudo aquilo que você é capaz, primeiro você precisa se conhecer, afinal, é praticamente impossível mostrar suas qualidades aos outros caso você não conheça a si próprio.
Procure sessões de autoconhecimento e saiba exatamente quem você é, quais são suas qualidades, seus pontos fortes, qual a imagem que você quer passar, o valor que agrega dentro das empresas e por aí vai, procure ser criterioso, e tenha na ponta da língua todas as qualidades, defeitos e possíveis respostas para perguntas mais complicadas.
Cuide da sua imagem
Quando você vai comprar um produto, provavelmente a aparência pode ser o ponto que te faça realizar determinadas escolhas, certo? Talvez o formato e as luzes de um letreiro de led sejam mais chamativas do que outras, ou você gostou mais da textura e de cor de um e por aí vai.
Isso também ocorre no marketing pessoal, a nossa “imagem” é que está sendo vista e a primeira impressão muitas vezes é a que fica, procure se vestir a caráter, tenha atitudes que representem a sua personalidade, evite polêmicas e confusões, e sempre cuide do impacto que as pessoas acharão ao te encontrarem.
Esteja sempre se qualificando
Estudar nunca é demais e quanto mais conhecimento, melhor para você e para o seu marketing pessoal. Procure sempre estar se qualificando, fazendo cursos e se tornando um profissional cada vez melhor, nunca se acomode e mantenha sempre o seu currículo recheado.
Talvez uma sabedoria a mais sobre um determinado tema, possa ser o diferencial para alcançar determinada vaga, procure sempre evoluir, e nunca pare de estudar, quanto mais você obtiver de conhecimento, melhor para o seu marketing pessoal.
Melhore a sua comunicação
Mesmo se você for uma pessoa tímida é preciso vencer seus medos, afinal, a comunicação é uma das chaves para executar um bom marketing pessoal, saber conversar com as pessoas é crucial para que você consiga expressar suas opiniões, e mostrar um pouco mais sobre você.
Trabalhe a sua comunicação de forma eficiente, sabendo conversar, estabelecer um diálogo e começar uma relação de maneira assertiva, procure trabalhar isso da melhor forma possível, vencendo a timidez e sabendo falar com os outros.
Invista em um bom networking
Lembra quando falamos das referências e indicações? Bom, atualmente, ter alguém que possa te ajudar pode ser um fator determinante dentro do seu marketing pessoal, quanto mais pessoas conhecer, melhor para a sua imagem e o seu desempenho de maneira geral.
Portanto, invista em um bom networking, tenha uma rede sólida de contatos e amigos de confiança, procure pessoas ao seu lado que possam te ajudar e te indicar em situações mais complicadas, quanto maior a sua rede profissional, mais expansivo será o seu marketing pessoal.
Use a tecnologia a seu favor
A tecnologia está presente em nosso dia a dia, desde os inversores de frequência dentro dos motores até para os nossos smartphones, então cabe a você, saber utilizá-la a seu favor, procure mostrar mais da sua imagem nas redes sociais, crie um blog e monte um portfólio online.
Cuidado com aquilo que você curte ou compartilha e trabalhe bem a sua imagem, use toda a tecnologia a seu favor para se promover e mostrar mais de você e do seu trabalho para o público de forma geral.
O que achou do texto de hoje? Comente abaixo qual a sua opinião e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.
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