Não podemos afirmar que estamos vivendo no ápice da era da informação, afinal, com a tecnologia em constante evolução, é impossível prever o dia de amanhã que tende a ser cada vez mais digital, porém, podemos concretizar que nunca estivemos tão cercados de conteúdo e dados como nos dias de hoje.
Basta abrir o Google ou qualquer rede social para se deparar com milhares de postagens que ocorrem em tempo real, basta acontecer uma notícia ou desenrolar uma fofoca em qualquer canto do mundo que a internet já começa a criar e publicar conteúdos relacionados a ela, e por mais que isso seja extremamente positivo, ainda possui suas controvérsias.
Afinal, não existe uma válvula de segurança para saber o que é útil ou não, o que é fake news ou o que deve ser postado, mas existe a curadoria de conteúdo, que é fundamental para realizar o controle e ajudar principalmente as empresas a saberem o que é relevante ou não para suas mídias digitais.
No texto de hoje, iremos falar o que esse termo significa e como pode aplicar a curadoria de conteúdo dentro do seu negócio, bora conferir? Então vamos lá!
O que é a curadoria de conteúdo?
Foi-se o tempo em que encontrar conteúdo para produzir em blogs era uma tarefa complicada, nos dias de hoje a dificuldade não é de encontrar e sim de separar e filtrar o que é relevante ou não para ser postado em seus canais digitais, afinal, com esse enorme mar de dados disponíveis na web fica até difícil saber o que é ou não relevante para o seu negócio.
Dessa forma, a curadoria de conteúdo nada mais é do que procurar conteúdos online selecionando aqueles que mais interessam ao seu público, passando um pente fino e escolhendo a dedo os mais relevantes em diferentes formatos, como vídeos, textos, imagens, áudio e por aí vai.
Isso vale tanto para replicar conteúdos quanto também para servir como fonte de inspiração, afinal, quando você vai criar uma postagem independente da mídia, ou você vai postá-la ou montar ela do zero, e em ambos os casos, é preciso ter uma fonte confiável, verídica e relevante para o consumo das pessoas.
Qual a importância da curadoria de conteúdo?
Assim como uma lavadora ultrassônica que está sempre em funcionamento, a internet nunca para, são 24 horas por dia, 7 dias da semana sempre a todo vapor, para se ter uma noção, a cada um minuto são mais de 168 milhões de e-mails enviados, 600 vídeos postados no Youtube e 1.500 textos publicados em blogs no mundo inteiro.
Isso gera um enorme fluxo de conteúdos quase que interminável e é claro que, se você quer que as suas páginas digitais sejam vistas como referência dentro do mercado, tudo aquilo que é postado tem que ser de qualidade.
Dessa forma, as empresas estão usando cada vez mais a curadoria para garantir que a produção de conteúdos seja feita baseado em dados relevantes, com todo um planejamento e pensamento prévio, sem margem para erros ou para informações consideradas desnecessárias.
Como fazer a curadoria de conteúdo?
Para fazer uma curadoria de conteúdo bem feita, é preciso dividir o seu trabalho em três etapas, a primeira consiste na pesquisa por conteúdo de forma constante, acompanhando artigos e notícias nas melhores fontes possíveis.
Fique de olho em cada nova postagem e atualize com frequência os portais mais confiáveis, sempre confira suas fontes e se atualize com frequência ao menos duas a três vezes por dia.
O segundo passo é a contextualização, nem tudo que é postado nos portais serão interessantes e combinarão com aquilo apresentado dentro das suas mídias, então é preciso filtrar aquilo que é ou não bom para o seu negócio, afinal, não é tudo que será relevante para a sua empresa de construção civil.
Veja as postagens que mais se enquadram, falar sobre tela fachadeira pode ser útil mas talvez uma notícia sobre a variável da bitcoin nem tanto, saiba filtrar e entenda os conteúdos que são relevantes para o consumo do seu público.
Por fim, com tudo separado e analisado com cautela, é hora de ver quais conteúdos se enquadram melhor em cada canal digital, e designar cada um deles para o formato adequado.
Após toda essa filtragem, basta colocar a mão na massa e produzir ou replicar, todas as informações que foram coletadas e passaram pela curadoria de conteúdo.
O que achou do texto de hoje? Curtiu saber mais sobre curadoria de conteúdo? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!
Esse artigo foi produzido por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.
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