O mercado B2B possui suas particularidades e costuma ser bem diferente do convencional, ainda mais quando falamos de marketing, divulgar seus produtos, criar autoridade dentro do seu segmento e falar com as pessoas, tem um tom completamente diferente quando a comunicação é entre duas empresas e quando ela é entre um negócio e o seu consumidor final.
Todo o processos de vendas acaba possuindo um tom extremamente peculiar, já que aqui, as empresas costumam tomar decisões baseadas no que é bom para elas, levando muito mais o sentido racional do que emocional, as compras não são feitas por impulso, se é preciso contratar um serviço como manutenção de elevadores ou comprar um produto, será levado em consideração as necessidades do negócio.
Dessa forma, a jornada de compra é diferente, a abordagem é diferente, e a forma como chegar até o seu público também acaba sendo bem diferente, o que leva a moldar estratégias cada vez mais específicas voltadas para agradar esse público, mas, mesmo as ações sendo diferentes, será que os recursos também mudam?
No texto de hoje, iremos mostrar para você, 5 recursos que irão ajudá-lo a se tornar expert em marketing B2B e ser uma verdadeira referência dentro desse mercado, bora conferir? Vamos lá!
- E-mail marketing
O e-mail marketing é uma das estratégias mais populares e antigas do marketing de forma geral, e é claro que ele é bem aplicado também dentro do mercado B2B, talvez até mais do que no B2C, entre as principais ferramentas dessa estratégia temos o Mail Chimp.
Isso porque, essa estratégia costuma alcançar o público de maneira personalizada, conseguindo atrair leads e gerar engajamento de acordo com cada etapa do funil de vendas, apresentando suas propostas de acordo com o cliente, e conquistando ele aos poucos, de maneira extremamente eficiente.
- Redes sociais
As redes sociais são parte da nossa rotina, o brasileiro passa em média 3 horas e 47 minutos dentro de alguma rede, vendo conteúdos, notícias e informações, dessa forma, elas acabam sendo a melhor ferramenta de marketing digital, sendo crucial assim como caixa de papelão é em mercados.
Esse é um recurso obrigatório para o seu marketing B2B, porém é preciso se atentar nas suas particularidades, falando de empresas, as redes sociais mais usadas são o Linkedin, Facebook e Youtube, procure programar conteúdos e alcançar potenciais clientes usando elas.
- Big data
O marketing costuma ser uma área repleta de achismos e decisões sendo tomadas de acordo com experiências pessoais, mas quando falamos do B2B onde quase não temos envolvimento emocional e o ticket médio costuma ser mais caro, é preciso ser assertivo, tanto na segmentação quanto na proposta e na linguagem.
Dessa forma, o big data pode te auxiliar a coletar, tratar, analisar e usar dados ao seu favor, montando estratégias eficientes para chegar até as pessoas da melhor maneira possível, tomando decisões baseado em informações, o que aumenta sua precisão e chance de acerto.
- Blogs e sites
Alcançar pessoas de forma orgânica é uma tendência que vem se destacando dentro do mercado, incluindo o B2B, a criação de blogs e sites é um dos melhores recursos possíveis para você apresentar mais sobre a sua empresa de maneira convincente, e atrair cada vez mais pessoas, fazendo com que elas te encontrem com certa facilidade.
Geralmente, os termos costumam ser mais técnicos e até mesmo alguns segmentos, aparelhos, maquinários e produtos podem ser de difícil compreensão, como a luva de vaqueta, por exemplo, dessa forma, utilizar blogs ajuda a criar autoridade, reconhecimento e ter um contato mais próximo com seu público de forma muito mais eficaz.
- CRM
O CRM, é um software extremamente conhecido dentro do setor comercial, e ajuda justamente a manter e estabelecer um relacionamento mais sólido com os clientes, focando em atender suas necessidades, o que gera fidelização e aumento nas vendas.
Utilizar ele no marketing B2B te ajuda a alcançar seu público de forma eficiente, e fidelizá-los, já que, grande parte do lucro desse tipo de mercado é justamente com clientes fiéis.
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Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.
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