Ter um plano de marketing é importante para se ter como um guia para alcançar seus objetivos e contribuir para o crescimento da empresa.
Para quem tem um novo negócio e quer descobrir como crescer, para um gestor que não entende por que o marketing não dá resultados ou se você faz parte da equipe mas não entende muito bem seu propósito na empresa, ele é aconselhado.
O plano de marketing é o guia que direciona o marketing para os resultados esperados e desejados. Usando como base dados e análises, ele documenta os objetivos em comum para a equipe e o caminho para alcançá-los.
Atua como um mapa que direciona o destino da viagem, mas esse mapa só faz sentido se você tirar as ideias do papel e colocar os planos em prática para gerar mais vendas, atrair mais clientes e fazer com que a empresa cresça.
Neste artigo vamos abordar o que é o plano de marketing, como você pode desenvolver um e por que fazê-lo. Continue lendo para conferir.
O que é um Plano de Marketing?
Esse é um documento que sintetiza o planejamento das estratégias de marketing para determinado período, incluindo:
- Objetivos;
- Metas;
- Indicadores e KPIs;
- Análises.
Este plano pode ser elaborado para a área de marketing como um todo, ou ser específico para campanhas como a Black Friday, para estratégias como o marketing de conteúdo ou direcionado para produtos e serviços que a marca oferece.
Uma empresa de seguro para moto suhai sabe que esse plano é uma importante ferramenta da gestão de marketing, afinal ele orienta ações e estratégias da área para que cumpra seus objetivos de forma mais eficiente e contribua para o crescimento da empresa.
Sendo uma ferramenta da gestão de marketing, o plano de marketing também está vinculado à gestão do negócio.
Podemos dizer que ele é o planejamento tático que conecta o planejamento estratégico, que é mais amplo e de longo prazo, às definições operacionais de cada área, que são mais específicas e de curto prazo.
Mas não existem regras para a elaboração de um plano de marketing, sendo algo que vai depender das particularidades da empresa.
O mais importante é que esse plano se ajuste à realidade da sua empresa para alcançar os objetivos de marketing, jamais ficando esquecido em uma gaveta em sua empresa de mobile promocional.
Por que fazer um Plano de Marketing?
Existe um sério problema: muitas empresas começam seus negócios sem entender muito bem a importância do marketing. Ao iniciar suas operações, percebem como é importante divulgar os produtos e serviços, atrair clientes e criar um relacionamento com eles.
Então estas pessoas começam a agir, criando uma página no Facebook, imprimindo panfletos e cartões de visitas, mas falta uma estratégia por trás.
Outro problema é quando o marketing até tem planejamento, mas as ideias ficam somente na cabeça do gestor e o resto da equipe apenas executa, sem saber onde a empresa quer chegar.
Nesses dois casos que apresentamos, os resultados de não ter resultados efetivos em marketing é grande.
É neste ponto que entra a importância de um plano de marketing, que vai definir um caminho para que ele alcance resultados em um prazo definido por sua empresa de produção artesanal de macarrão.
Dessa forma, o marketing passa a ter uma orientação clara sobre os seus objetivos, indicadores e estratégias, conseguindo colaborar para o planejamento estratégico da empresa.
Esse é um documento que não deve ficar restrito a CEOs e gestores, devendo ser um guia para toda a equipe, que passa a entender suas responsabilidades e como seu trabalho pode contribuir para o marketing da empresa.
Partindo dessa organização das estratégias e alinhamento das equipes, o plano de marketing cumpre ainda outras funções, como:
- Embasar a tomada de decisões partindo de dados e análises;
- Otimizar os investimentos de marketing;
- Evitar desperdícios e maximizar o retorno;
- Melhorar a comunicação interna;
- Melhorar a motivação dos colaboradores;
- Melhorar a integração entre as equipes;
- Mapear o cenário, identificar as melhores oportunidades;
- Antecipar ameaças;
- Obter resultados em diferentes prazos;
- Tornar as estratégias mais sustentáveis.
Neste ponto, é importante ressaltar como o plano de marketing não é apenas um documento, e sim um poderoso instrumento para melhorar a gestão do marketing em uma empresa de alto falante 8 polegadas para line array, por exemplo.
Como desenvolver um Plano de Marketing?
Para começar é preciso entender o valor do planejamento para conseguir atingir objetivos e metas. O primeiro passo para desenvolver um plano de marketing é entender a relevância que ele tem para o negócio e começar a dedicar esforços para que ele aconteça.
Em seu desenvolvimento é provável enfrentar algumas resistências, como a falta de cultura de planejamento, a desculpa da falta de tempo e a incompreensão sobre como ele funciona.
Algumas pessoas podem pensar que estão deixando outras coisas mais importantes de lado ao dedicar tempo para um plano de marketing, mas é justamente sua criação que vai melhorar a gestão, garantir que as atividades estejam alinhadas, trazendo mais resultados.
Fazer o plano de marketing não é perda de tempo, é otimização para o futuro de sua empresa de serviço de transporte de veículos.
Compreendendo a importância do plano de marketing e estando disposto a realizá-lo, é preciso entender que não se trata apenas de um documento.
Trata-se do resultado de um processo de planejamento que envolve pesquisas, análises, reflexões e definições.
Saiba que não existe plano de marketing sem pesquisa de mercado, pois são as análises sobre a própria empresa e o cenário ao seu entorno que embasam as decisões para que elas sejam mais assertivas.
Se não houver esse preparamento para o mercado, as estratégias podem fracassar quando realmente se depararem com ele.
É preciso conhecer a realidade da sua empresa de película antivandalismo automotiva para alinhar o plano de marketing ao planejamento estratégico, especialmente aos valores, à missão, à visão e aos objetivos de longo prazo.
Outro ponto importante é envolver os colaboradores no processo de planejamento, pois são eles que vivem o dia a dia do negócio e sabem a realidade das suas funções.
Além das informações que os colaboradores podem trazer, participar do processo de planejamento também aumenta sua motivação.
Não envolva apenas a equipe de marketing, abrangendo todas as áreas, como uma boa integração com a equipe do comercial, para criar estratégias que resultem em vendas e faturamento.
Para as decisões de recursos e orçamentos, as equipes de finanças e compras podem auxiliar; na delegação de tarefas, o RH.
Perceba que o plano de marketing não é uma ilha, ele integra toda sua empresa de acoplamento elástico tipo pneu e se torna mais completo e eficiente quando todos os envolvidos participam.
Como colocar em prática?
Planeje seu trabalho e execute o seu plano, essa é a melhor filosofia de negócios para aplicarmos ao plano de marketing.
Não adianta fazer todo o processo de planejamento se o plano de marketing não for realizado. O ideal é desmembrar seu plano até o nível operacional para colocar as estratégias em prática.
Nesse plano operacional devem constar os planos de ação para executar as estratégias, que devem conter:
- Atividades que devem ser desempenhadas;
- Prazo de execução de cada atividade;
- Como elas devem ser executadas;
- Quem é ou quem são os responsáveis;
- Qual é a verba de execução de cada ação.
Visando engajar a equipe na execução do plano de marketing é importante que esse documento esteja disponível para todos os envolvidos.
Quando os colaboradores de uma empresa de transfer para aeroporto sabem o que devem fazer, com prazos e propósito, o envolvimento e a motivação são maiores.
O ideal é que o marketing define uma metodologia de gestão para aplicar os planos e orientar as ações.
Hoje muitas equipes trabalham com o Agile Marketing, que adota metodologias ágeis na gestão de projetos, com ciclos de trabalho curtos e planos flexíveis que se adaptam rapidamente às respostas do mercado.
Uma metodologia adotada é o Waterfall, ou cascata, que é uma abordagem linear e sequencial das atividades, mas simples de ser aplicada e com planos mais rígidos.
Outra metodologia é o OKR (Objectives and Key Results), que pode ser traduzida como objetivos e resultados-chave. Essa é uma abordagem focada em resultados, que conecta os OKRs da empresa, das equipes e de cada profissional.
Não importa a metodologia que você vai adotar, o mais importante é rever o plano com frequência.
O plano de marketing nunca deve ser engessado, pois conforme o andamento das estratégias e as reações do mercado, o plano deve se adaptar para gerar mais resultados.
Para a otimização das ações, defina rotinas de avaliação e controle, acompanhando os KPIs que definiu em seu plano.
Neste artigo você aprendeu mais sobre como montar um plano de marketing e por que deve desenvolver um para sua empresa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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