SMS marketing ainda é efetivo? Veja como fazer

O SMS marketing representa hoje uma grande oportunidade para promover qualquer tipo de negócio. Pode até ser uma surpresa para muitas pessoas, mas de fato o marketing usando essa tecnologia um pouco antiga de SMS pode se tornar incrivelmente eficaz.

Mas de fato não deveria ser nenhuma surpresa, afinal as mensagens de texto sempre foram uma linha de comunicação altamente interativa com o público consumidor ativo e interessado.

Nesse sentido, o SMS marketing é uma ótima maneira de anunciar instantânea e massivamente para um grande público.

Caso você ainda tenha dúvida, estudos mostram que 98% das pessoas leem um SMS em até três minutos após recebê-lo. Ou seja, nem todo mundo tem e-mail ou o verifica com frequência, no entanto a maioria das pessoas verificam seus celulares 150 vezes por dia, em média.

Logo, os SMS se tornam uma ótima ferramenta, pois além de serem econômicos e não exigem um grande orçamento (como campanhas de marketing do Google AdWords ou Facebook), eles podem podem ser usados para muitas ações (lembretes, atualizações de compras, ofertas, etc.)

Neste artigo nós explicaremos tudo sobre SMS marketing, a definição, as vantagens dessa estratégia, como fazer uma campanha eficaz e quais ferramentas são usadas para esse método de chamar a atenção do seu público-alvo.

E claro, como você pode usar essa estratégia para seu negócio, seja em uma empresa de automação residencial de iluminação ou qualquer outro tipo de negócio. Confira!

O que é SMS marketing?

O SMS marketing consiste em marketing através de mensagens de texto, o famoso SMS (Short Message Service), meio de comunicação instantânea muito utilizado nas décadas passadas.

São mensagens que visam promover uma aproximação do cliente com seu negócio e também informá-lo sobre promoções, descontos, ofertas limitadas ou novidades da sua empresa.

Ou seja, o objetivo principal do SMS marketing é aumentar as vendas e a lucratividade de uma empresa e fidelizar o cliente.

Ele permite instigar os usuários que buscam qualquer tipo de informação, como sobre uma empresa de raspagem de pisos de madeira, tenham acesso à informações instantâneas sobre a empresa que entram em contato e sobre os serviços e produtos que procuram.

Ao mesmo tempo, ele permite fornecer mensagens e conteúdos curtos gratuitamente e sem limitações a qualquer hora do dia ou da noite, onde quer que estejam.

Diante disso, podemos identificar que o SMS pode cair como uma luva em estratégias de marketing de diversos tipos de segmentos de negócios. Isso ajuda você a abrir os horizontes para enxergar as grandes possibilidades e maneiras de expandir sua empresa.

Como funciona o SMS marketing?

A primeira coisa que você precisa saber quando aborda o marketing por SMS pela primeira vez é que, para enviar mensagens aos seus contatos, você precisa de uma autorização.

Portanto, se você já estava pensando em pegar a lista de números da sua agenda e usá-los para sua estratégia, saiba que está no caminho errado.

A situação é ainda pior se você já visitou um desses inúmeros sites que “vendem” números de telefone por centavos. Não faça isso!

Em primeiro lugar porque seu objetivo deve ser alcançar o maior número possível de pessoas que estejam genuinamente interessadas no seu negócio e no que ele tem a oferecer.

Em segundo lugar porque, sem a permissão mencionada, você pode encontrar spam e até mesmo sofrer uma reclamação, que gera uma consequência significativa de denúncias e questões judiciais.

Portanto, especificando mais uma vez que o contato com o qual você está se comunicando sabe que receberá notícias de seu negócio periodicamente, invista em frases e conteúdos super interativos, que engajem seus clientes.

Para exemplificar, você pode utilizar estratégias como “responda com 1 se você quer concorrer a uma consultoria grátis”. Essa estratégia é interessante tanto para uma empresa especializada em cftv, como para uma agência de marketing digital, por exemplo.

Isso acaba instigando os usuários, afinal hoje em dia todo mundo quer ter uma consultoria, monitoria e suporte de conhecimento em diversas áreas e negócios.

Isso é, sem dúvida, a grande revolução digital devido ao uso imensurável dos dispositivos móveis, que permite a publicidade instantânea de produtos e serviços dirigidos ao aos clientes direcionados.

Além disso, o smartphone é hoje o elemento mais pessoal e presente na vida das pessoas, tornando essa estratégia de mobile marketing através de SMS bastante engajadora, criando assim uma conexão direta, sem filtros e outros obstáculos que podem dificultar o processo de aquisição de clientes.

Afinal, o que todo mundo está procurando é isto: encontrar a melhor experiência de compra e marcas que atendam a uma necessidade específica o mais rápido possível.

E o objetivo do SMS marketing é exatamente colocar o cliente no centro e fazê-lo se sentir especial e mimado em vários momentos do dia.

E claro, sem contar que é algo que todos os tipos de negócios podem impactar, desde um distribuidor esquadrias de alumínio, até empresas que vendem cursos e especializações.

Estratégias de SMS marketing

Existem diversas maneiras interessantes de utilizar o SMS marketing e que resultam em grandes conversões. 

  • Personalize a mensagem;
  • Promova conteúdo promocional;
  • Promova conteúdos que realmente informam;
  • Ofertas e descontos
  • Crie senso de urgência;
  • Fidelize seus clientes com desconto.

Veja de forma detalhada a seguir algumas das principais estratégias de SMS marketing para você utilizar no seu negócio. Confira:

Personalize a mensagem

Abordar o usuário pelo nome é uma maneira simples e eficaz de chamar a atenção do cliente. Além disso, demonstra uma abordagem personalizada à comunicação, aproximando seu negócio do cliente ainda mais.

Sem dúvida, essa é uma estratégia que serve para diversos tipos de negócios, como empresas de consultoria empresarial ou empresas de remediação de áreas contaminadas, por exemplo.

Promova conteúdo promocional

Essa estratégia consiste em fornecer textos clássicos a serem enviados para uma atividade de marketing. Em essência, você cria uma campanha por meio de mensagens de texto, propondo ofertas e promoções aos seus clientes.

Mas não somente isso, já que você pode apresentar uma nova linha de produtos ou convidar os seus contatos a visitar o seu site e avisar que renovou o estoque da sua loja.

Obviamente são mensagens que você envia para toda a lista sem qualquer tipo de personalização, mas que, sem dúvidas, pode dar muito certo e ter muitos resultados, seja em empresa de produtos de roupas até empresa de tratamento térmico em SP.

Promova conteúdos que realmente informam

É essencial que você forneça aos seus clientes em potencial informações úteis para suas necessidades.

Para exemplificar, você pode enviar mensagens confirmando a compra do cliente, e informando que já foi enviado o produto, ou pode informar como ele pode encontrar sua fatura on-line.

Ou seja, nessa estratégia não são mensagens que contêm informações técnicas ou que promovam o marketing, mas sim que ajudam o cliente e fornecem um certo tipo de suporte. Vamos dar mais um exemplo.

Se você possui uma agência de viagens, você pode enviar aos seus clientes informações meteorológicas da cidade de destino ou informar como é o serviço de portaria de condomínio do apartamento que eles alugaram para ficarem hospedados.

Ou mesmo criar um mapa com o endereço do apartamento, hotel, casa alugada onde ele vai ficar. E claro, sempre com opções de respostas aos SMS em caso de dúvidas.

Ofertas e descontos

De fato, um cliente satisfeito quase certamente ficará feliz em ouvir de você sobre possíveis ofertas ou novidades, portanto não esqueça de utilizar também essa estratégia de promoção e publicidades através do SMS marketing.

Você pode informar que um certo produto está em promoção ou que chegou uma versão nova, com nova formulação, por exemplo. São várias opções.

Crie senso de urgência

Outro método para captar a atenção e ao mesmo tempo alcançar resultados no menor tempo possível é criar urgência.

Termos como “só hoje”, “somente este fim de semana”, “nessas últimas horas” criam senso de urgência nos clientes e os instigam a comprarem o mais rápido possível.

Principalmente se trabalhar bem nas mensagens, alimentando o desejo de compra e aumentando a necessidade de obterem aquele produto ou serviço.

Fidelize seus clientes com descontos

A fidelidade do cliente desempenha um papel importante no marketing por SMS. Para isso, ofereça descontos periódicos ou um programa que lhes permitam acumular pontos de compra e obter descontos especiais em produtos específicos às suas necessidades.

Essa estratégia pode ser aplicada em sua empresa de serviço de administração de condomínios, por exemplo, e você pode utilizá-la para dar descontos na contratação dos serviços, ou seja, em diversos setores.

Nesses casos de empresas B2B, o método mais eficaz para conscientizar os clientes sobre o serviço que você está prestes a oferecer é sempre enfatizar os benefícios de contratar seus serviços e os resultados que eles obterão ao contratá-los.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos


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