Entenda tudo sobre o que é uma marca mista

A marca mista é uma definição de marca que tem como principal característica a união entre um símbolo e o nome da empresa. 

Existem muitas marcas famosas que utilizam esse tipo de elemento, basta pensar um pouco para se lembrar delas.

Mas, independentemente do tipo de marca que o empreendedor escolha para o seu negócio, ela é fundamental para que a empresa possa se destacar perante os concorrentes e ser identificada pelo público como algo único.

Se pode perceber que as marcas mais famosas do mundo nunca são confundidas com outras muito famosas e semelhantes. São vistas como únicas e seus produtos e serviços agregam valor no cotidiano das pessoas.

Pense por um momento no refrigerante, que mesmo não tendo nenhum valor nutricional, acaba sendo consumido por muitas pessoas apenas por ser associado ao prazer, à sensação de prazer.

É uma bebida barata, sem valor nutricional, com uma grande quantidade de açúcar, não recomendada pelos médicos, mas, mesmo assim, muito consumida.

A marca mista faz isso, tendo em vista que consegue diferenciar a empresa ainda mais. Por isso, vamos explicar seu conceito, por que ela é importante, vantagens me dar algumas dicas para criá-la. Confira.

O que é marca mista?

Antes de falar sobre a marca mista propriamente, vamos explicar, primeiro, o conceito de marca. A marca nada mais é do que um sinal visual que ajuda a distinguir um produto ou serviço de seus concorrentes.

Pense nos fabricantes de tênis, no mínimo, somos capazes de distingui-los uns dos outros e de identificá-los rapidamente. Isso funciona para as marcas grandes, mas também é fundamental para as marcas pequenas.

Da mesma forma que um fabricante de placa de homenagem aço inox consegue crescer, um pequeno mercado de bairro ou qualquer outro tipo de estabelecimento menor, também consegue crescer.

Em outras palavras, qualquer empresa precisa estabelecer sua marca e protegê-la, pois é dessa forma que ela vai se tornar inconfundível e facilmente reconhecida entre os concorrentes.

Mas, isso só é possível se a marca for registrada junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Isso é necessário para garantir a propriedade, da mesma forma que acontece com a escritura de uma casa, de modo que seu uso seja exclusivo no país.

A marca mista é um tipo de marca, e sua principal característica é um elemento nominativo, feito de estilização visual, que nada mais é do que a união entre símbolo e nome da empresa.

Outra característica sua é o estilo da fonte, proporções e cores, dentre outros aspectos do design. Pode ser usado em uma pintura comercial depois de ser devidamente registrado, mas apenas por seu proprietário.

Com isso, consegue proteger em conjunto o nome da marca e seu logotipo, sendo esta a principal vantagem de optar por essa modalidade, tendo em vista que um único registro protege as duas coisas.

Contudo, a empresa deve usar a marca da maneira como ela foi registrada, pois seu nome ou seu logotipo isoladamente não são protegidos pela instituição, e a cada mudança, é necessário fazer um novo registro.

Importância do registro de marca mista

Registrar uma marca mista é importante porque garante que apenas determinada empresa possa usar o nome e o logotipo criados por ela.

Quando a organização solicita o registro no INPI, faz uma análise para verificar se os requisitos exigidos pela Lei da Propriedade Industrial (9279/96) foram cumpridos, e a partir disso, é emitido o certificado.

De modo geral, o certificado é emitido para quem fizer o registro primeiro, obviamente, atendendo a todas as determinações para recebê-lo. Só que independentemente do tipo de registro, é fundamental que seja renovada a cada 10 anos.

Sendo assim, a maneira como uma empresa de alugar limousine noiva se registrou no INPI, sendo marca mista ou qualquer outro tipo, o registro não é vitalício.

Ademais, se a organização passar mais de 5 anos sem usar a marca registrada, pode simplesmente perdê-la por caducidade ou arquivamento.

Vamos supor que a empresa mudou sua logomarca, mas não fez nenhum registro no órgão responsável. Depois de 5 anos usando o nome com o novo logotipo, a empresa pode ser simplesmente invalidada pela instituição.

Para evitar o transtorno de um acontecimento desses, é fundamental prestar atenção e monitorar o registro constantemente.

Vantagens da marca mista

A marca mista traz muitas vantagens para os empreendedores, em primeiro lugar porque não é necessário registrar o logotipo separadamente do nome da empresa, o que já economiza nesse procedimento.

Mas, optar pela união de símbolo e nome também é uma forma de garantir a exclusividade da marca, ou seja, qualquer outra empresa que utilizar esse nome ou esse recurso comete um crime.

Entretanto, para uma loja de armário de cozinha de parede completo existem outros benefícios em optar pela marca mista, são eles:

  • Protege contra cópias;
  • Transmite mais credibilidade;
  • A marca se torna propriedade;
  • Possibilidade de abrir franquia;
  • Licenciar o uso da marca.

Em primeiro lugar, o registro de marca mista é a melhor forma de evitar cópias ou uso indevido do nome da sua empresa. É muito difícil para o empreendedor lançar seu negócio no mercado e depois descobrir que existe outra corporação igual.

Se por um acaso isso acontecer, mas o empreendedor tiver o registro, pode exigir uma indenização por usos indevidos. Assim sendo, é fundamental registrar a marca como marca mista para proteger o logotipo e o nome.

Marca mista é uma marca registrada e toda a empresa sob essas condições tem muito mais credibilidade no mercado.

Para um fabricante de papel timbrado psicologia, é uma forma de agregar valor para seu empreendimento, indicar a procedência de seus produtos e transmitir credibilidade.

Ao fazer o registro, a empresa recebe um certificado que passa a ser uma propriedade, ou seja, pode ser até mesmo incluído na lista de heranças. Isso porque a marca pode permanecer na família por muitos anos, bastando apenas renovar o registro.

Quem tem um pouco mais de ambição e quer fazer o negócio crescer muito, deve pensar na possibilidade de abrir uma franquia. Mas isso só pode acontecer com as empresas que já deram entrada no registro da marca.

Abrir uma franquia é vantajoso porque é uma forma de fazer o negócio crescer e consequentemente aumentar os lucros.

Por fim, se a marca crescer demais, por meio do registro é possível licenciá-la para que outras organizações possam explorar seu uso, criando produtos e serviços com determinada marca, mas sem se apropriar dela.

Por exemplo, existem muitos personagens de desenho animado que são licenciados para que possam ser usados em produtos dos mais variados tipos, no mundo todo.

Só que para aproveitar esses benefícios, uma empresa de terceirização de recepcionista investe na criação de um bom logotipo.

Dicas para logotipo de marca mista

Criar um logotipo, independentemente do tipo de marca, é um processo muito complexo, por isso, é fundamental fazer um bom trabalho de marketing para que ele consiga alcançar os objetivos propostos.

Mesmo contratando um profissional experiente, é necessário conhecer um pouco mais sobre o assunto. Em primeiro lugar, o logotipo precisa transmitir aquilo que a empresa, seus produtos e serviços realmente são.

Não faria sentido se uma montadora de veículos usasse um logotipo infantil, da mesma forma, seu negócio precisa criar algo dentro do contexto daquilo que ele faz, pois será usado em envase embalagens e outros recursos de marketing.

Outro ponto fundamental é fazer com que ele consiga se comunicar com o público de maneira clara e fazer com que as pessoas se sintam interessadas pela empresa.

Isso só se consegue com simplicidade, outra característica que seu logotipo precisa ter, pois se ele for simples, será também fácil de ser lembrado.

Se você pensar nas marcas mais famosas, automaticamente vai se lembrar do logotipo delas, incluindo seus formatos e cores. Veja como são simples e fáceis de memorizar, isso também acontece porque são distintivos.

Sendo assim, não é uma imagem comum, além disso, faz uso de cores que representam o negócio, e é muito importante saber pensar sobre elas porque cada uma traz um significado.

Ele precisa ser aplicável e legível para diferentes mídias e plataformas, ser de fácil reprodução, além de saber se diferenciar da concorrência, portanto, nunca imite ou copie seu concorrente.

Considerações finais

Sendo assim, qualquer tipo de empresa, seja uma padaria ou um fabricante de rack servidor pequeno, precisa saber como registrar sua marca e o tipo de marca que vai escolher.

A marca mista protege, tanto o nome quanto o logotipo, e torna a empresa como algo exclusivo dela, onde somente ela pode usar sua imagem e seu nome.

Registrar a marca desta forma é proteger tudo o que a representa e evitar que outra empresa se passe pela sua e conquiste seus clientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Notícias do Blog


Conheça nossos serviços

Estamos aqui para fazer você crescer com as melhores estratégias do mercado. Juntos vamos transformar esse negócio!


Desbloqueie sua capacidade de criar sites profissionais!

Venha fazer uma CONSULTORIA DE CRIAÇÃO DE SITE com duração de 1h30min E APRENDA de uma vez por todas a criar sites verdadeiramente elegantes, que vendem e lotam sua agenda. Comece Agora!

​Atenciosamente,

Claudio Camargo
novos negócios
claudiocamargo.com.br
WhatsApp: (19) 99182-9137

AgDSN Agência
Marketing e Estratégia
agdsn.com.br
Campinas • São Paulo • 🇧🇷