O SEO local é uma das estratégias de marketing que tem ganhado muito espaço com o passar dos anos e cada vez mais se mostra extremamente eficiente em consolidar diversas empresas ao redor do globo e atrair mais clientes para os negócios.
Boas referências e boas localizações são excelentes para motivar as pessoas a comprarem determinados produtos e aumentarem a confiança na sua marca, provando que, mesmo utilizando a tecnologia e internet, uma boa localização de estabelecimento ainda é necessária nos dias atuais.
Com isso em mente, o texto de hoje irá abordar o conceito de SEO local e como ele é importante para o seu negócio, explorando os benefícios e vantagens, além de mostrar como aplicar, independentemente se é uma empresa de spda ou de outro ramo.
O meio digital, sem sombra de dúvidas, impulsionou diversas empresas e mesmo aquelas que não estão focadas no comércio digital se beneficiam das mais diversas ferramentas e oportunidades que toda a internet e tecnologia oferecem.
Porém, atrair clientes e manter o nível de qualidade do negócio, assim como constantemente renovar e mostrar dinamismo é uma tarefa bastante difícil, e a empresa deve estar constantemente buscando esse tipo de situação.
Sua empresa, independentemente se estamos falando de uma vendedora de camisetas ou fabricante de grade de piso, muito provavelmente recebe diversas visitas durante o dia e agenda visitas presenciais, assim como promove conhecer o local onde a organização fabrica seus produtos sempre é uma ótima oportunidade de negócios.
E, de certa forma, quanto mais estratégias a empresa faz para promover seu estabelecimento físico na internet, mais pessoas se interessarão por ir até ele verificar produtos e serviços, melhorando o posicionamento e ranqueamento do site.
E SEO nada mais é do que utilizar os mecanismos de busca do Google para promover seu negócio, mesmo que seja o conserto de ar condicionado residencial, para benefício da empresa, possibilitando que o ranqueamento do seu site seja melhor e mais pessoas consigam encontrá-lo em suas pesquisas e buscas.
Com isso em mente, os tópicos a seguir irão reunir diversas informações sobre o conceito de SEO local, assim como os seus benefícios e vantagens, além de maneiras de aplicar em seu negócio. Sem mais delongas, confira.
O conceito de SEO local
De forma simples e direta, o SEO é um conjunto de decisões estratégicas que tem como objetivo melhorar o ranqueamento do site de uma marca, aumentando o tráfego orgânico, a influência, o alcance, e até mesmo a autoridade no meio.
A empresa pode comercializar desde serviços até janela de alumínio para cozinha, mas independentemente da decisão que ela tomar, é necessário trabalhar o SEO de forma correta para que o negócio consiga usufruir do que acima foi mencionado.
Quando pensamos em SEO local, ele trabalha diretamente com componentes geográficos e que utilize tanto a localização da empresa quanto a do usuário como recursos para conseguir emplacar com melhores estratégias de negócios e ganhar um bom ranqueamento.
Em outras palavras, pensemos que o usuário pesquisa no Google sobre “projetos de combate a incêndio perto de mim”, ou “melhores restaurantes em São Paulo”. Através dos componentes geográficos e de localização, os mecanismos de pesquisa conseguem indicar a sua organização caso esteja mais próxima a ele.
Portanto, quanto melhor sua empresa trabalhar com SEO, melhor será a indicação dela com os mecanismos. Pense na quantidade de outras marcas que oferecem produtos e serviços iguais ou parecidos com o seu, portanto, ter uma vantagem e estar mais próxima a primeira página sempre é bem-vindo.
Com isso, alguns benefícios e vantagens podem ser usufruídos, mesmo que o foco do negócio seja sistema de som ambiente residencial. Podemos então destacar:
- Maior probabilidade de chamar público novo;
- Aumento do tráfego orgânico;
- Aumento de relevância e autoridade no mercado;
- Incentiva a tomada de ação dos clientes.
Claro que existem alguns fatores que melhor ajudam ou não no ranqueamento, mas em um contexto geral, permanece essa a ideia. Pode-se dizer que os benefícios são usufruídos de maneira natural e orgânica, sendo mais comum do que se imagina.
Alguns fatores podem acabam auxiliando ou prejudicando o seu ranqueamento quando o assunto é SEO local e, mesmo que estejamos falando de um fornecedor de extintor, as regras continuam se aplicando da mesma maneira.
O primeiro é um cadastro de localização junto ao Google Maps ou Google Meu Negócio, para que seja possível indicar o seu local de trabalho. Os outros podemos destacar como proximidade, relevância e destaque da sua página ou site.
Porém, deve-se atentar aos demais critérios e necessidades que normalmente o SEO já necessita para fazer um bom trabalho com sua empresa de içamento, como conteúdo relevante, que atendem as diretrizes do Google, um site seguro e responsivo, assim como fluído e bem navegável.
Aplicando o SEO local
Agora que ficou mais claro como funciona o SEO local e como ele pode ser aplicado de forma efetiva e funcional em seu negócio, afinal, apesar de ser parecido em comparação ao mais comum, ainda possui certas peculiaridades.
Portanto, confira nos tópicos a seguir algumas maneiras de aplicar o SEO local e que pode fazer a diferença entre o sucesso ou fracasso da iniciativa.
01 – Foque em resultados
Um dos erros mais comuns quando se pensa em SEO local é pensar apenas no tráfego orgânico como fonte de bons resultados, coisa que é comum e necessário no SEO padrão, mas que é secundário quando pensamos no local.
É extremamente comum que as pessoas pesquisem por empresas temáticas ou que oferecem algum serviço em busca de informações rápidas, não para consumir todo um conteúdo por muito tempo. Isso eles provavelmente irão pesquisar depois.
É preciso entender que o SEO local se beneficia muito mais do usuário ligar e agendar uma visita, ou acessar os canais de comunicação para conseguir entender mais do negócio, do que ter um tráfego constante e orgânico.
Isso não significa que gerar tráfego é algo que não precisa se preocupar, apenas que se o foco da sua empresa é o SEO local, existem outros aspectos que são mais importantes, afinal, a conversão é feita com informações rápidas e visitas, não apenas com conteúdo relevante.
02 – Invista em um site responsivo
Um site responsivo é necessário para que o seu negócio não só cresça de forma mais rápida, mas porque também a quantidade de pessoas que utilizam o mobile como forma de navegar pela internet também mudou e aumentou bastante.
Um site responsivo é aquele que o tamanho da tela se adapta para o dispositivo no qual o usuário está utilizando, fazendo com que o mesmo não se prejudique por utilizar um celular, notebook ou até mesmo um tablet.
Sem mencionar que o mercado mobile contempla boa parte do público que compra na internet nos dias de hoje e, mesmo quando pensamos em SEO local, que é o objetivo desse artigo, é incrivelmente vantajoso.
Isso porque, como mencionado, o usuário não precisa necessariamente consumir todo o conteúdo do site, conseguindo informações rápidas como telefone e endereço para marcar uma visita já é bastante. Por isso, o celular e outros dispositivos permitem essa agilidade.
03 – Produza conteúdo focado na região
Como dito algumas vezes ao longo do texto, o marketing de conteúdo é necessário para qualquer empresa que queira crescer nos dias de hoje, afinal, as pessoas estão na internet para produzir conteúdo e é através dele que os sites permanecem atrativos.
Por isso, para o seu negócio conseguir tanto atrair um maior número de pessoas para o seu estabelecimento quanto ser atrativo para a região, é preciso entender quem é o público-alvo e o interesse das pessoas que moram ou visitam o local com regularidade.
Outra dica que pode ser muito bem utilizada é a aplicação de palavras-chave tanto com produtos quanto com as buscas mais comuns do local. Isso faz com que o SEO melhore ainda mais o ranqueamento e indique cada vez mais sua empresa para as pessoas que buscam informação na região.
Considerações Finais
O texto de hoje mostrou como o SEO local pode ser muito vantajoso e benéfico para a sua organização, explicando o conceito que o aborda e quais as suas peculiaridades, assim como explorou algumas formas de aplicar de forma prática e eficiente.
É importante sempre continuar tanto estudando sobre o assunto quanto buscando diferentes formas de aplicar a ideia em sua empresa. Com toda certeza, criar conteúdo e se mostrar disponível para negociações, tanto online quanto fisicamente, é um dos melhores caminhos a serem tomados.
Portanto, utilize o artigo de hoje como orientação para tomar decisões interessantes e certeiras, fazendo assim com que sua organização consiga se beneficiar ao máximo do SEO local e de tudo que ele tem a oferecer.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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