Instagram para negócios: plano e estratégia

Se você é ativo nas mídias sociais, certamente notou a crescente popularidade do Instagram e a aura que envolve a rede de compartilhamento de fotos mais popular do mundo. O aplicativo está desfrutando de um sucesso sem precedentes em uma escala notável, com mais de 95 milhões de fotos e vídeos postados na plataforma todos os dias. Os usuários incluem não apenas indivíduos, mas também marcas, celebridades e influenciadores famosos.

A abordagem dessa rede social, que permite aos seus usuários combinar criatividade e inovação , ao mesmo tempo em que oferece uma plataforma de autopromoção dedicada a um grande público, é única entre as mídias sociais. Mas o crescente interesse por marcas nessa rede socail não é evidente; a rede pode facilmente construir ou destruir sua imagem, dependendo de como você usa suas possibilidades.

Há muitas coisas a considerar antes de lançar uma campanha no Instagram ideal para conseguir seguidores. Isso inclui perguntar o que constitui um bom conteúdo, qual é a melhor maneira de usar as histórias do Instagram, bem como a comunidade da plataforma. Finalmente, como você comercializa no Instagram?

Instagram para empresas: uma introdução

Desde o verão de 2016, o Insta também se ofereceu para criar uma conta comercial . Anteriormente, era difícil distinguir contas pessoais de contas comerciais. Esse novo tipo de conta oferece informações adicionais de perfil, seleção de categorias, estatísticas, além de um botão de call to action com três opções de contato (e-mail, telefone e itinerário). A função de estatísticas é particularmente interessante porque, como uma nova ferramenta de análise, permite que você saiba mais sobre seus seguidores e sobre a melhor maneira de melhorar o desempenho de suas postagens sem recorrer a um terceiro.

Depois de configurar sua conta comercial do Insta, moldar sua estratégia e definir seus objetivos essenciais deve ser sua principal tarefa. Para obter mais informações sobre como alterar sua conta padrão para uma conta comercial, confira a primeira parte deste guia do Instagram .

Para quais domínios o Instagram é adequado?

Tecnicamente, qualquer negócio em qualquer campo pode se beneficiar dessa rede social se usar a estratégia certa. Da maior marca de designer de moda ao menor café local, quase todos os campos são representados no Instagram. A plataforma pode parecer saturada de marcas cujo negócio é principalmente estético, incluindo moda e beleza . Mas enquanto essas áreas eram originalmente as mais proeminentes no Instagram, elas foram recentemente ultrapassadas pela indústria automotiva . Todas as empresas do setor usam o Instagram para manter seus seguidores informados sobre suas atividades e postar fotos de alta qualidade de seus veículos.

Integrar uma estratégia de marketing no Instagram

A lista de plataformas de mídia social que oferecem oportunidades de marketing online é longa, principalmente quando se trata de plataformas de compartilhamento de imagens. O Instagram está em constante competição com Pinterest, Snapchat, Flickr e Facebook, todos oferecendo diferentes oportunidades de marketing por meio do compartilhamento de fotos e vídeos.

A diferença fundamental entre o Instagram e outras mídias sociais está no uso de links: enquanto os tweets e postagens no Facebook geralmente incluem links para um blog, página de destino ou loja, as postagens do Instagram não contêm um link . Isso significa que o aplicativo não gera tráfego direto para um site. O marketing no Instagram, portanto, concentra-se em outros KPIs ( indicadores-chave de desempenho ).

Apresentando sua marca em vez de direcionar o tráfego

O Instagram não é um canal clássico para performance de marketing . É mais uma plataforma para trabalhar sua imagem e aprimorar sua marca. No entanto, esses efeitos são quase impossíveis de quantificar e medir. Como as postagens orgânicas no Instagram não geram tráfego direto, as conversões são difíceis de avaliar.

O Instagram deve ser visto como uma ferramenta de branding digital . O objetivo não é ganhar cliques, mas controlar como as pessoas percebem sua marca. Neste contexto, muitas vezes você ouvirá as seguintes palavras:

  • Narrativa visual
  • Narrativa visual corporativa
  • Narrativa da marca

Simplificando, as empresas no Instagram desejam aumentar o alcance da marca e a comunicação do produto . Com conteúdo orientado a imagens, a plataforma foi projetada para chamar a atenção com foco particular em KPIs , como:

  • Assinantes 
  • Divulgação 
  • A taxa de interação
  • A eficácia das campanhas de hashtag

Como resultado, o Instagram é frequentemente usado além de campanhas de marca maiores, com exceção dos anúncios do Instagram , que abordaremos em detalhes na parte final do nosso guia do Instagram.

Enorme taxa de engajamento do usuário

A “partilha” de fotos no Instagram acaba por ser relativamente limitada quando comparamos esta rede com outras redes sociais. No Facebook, por exemplo, quando um usuário compartilha uma postagem de uma empresa, seus amigos podem compartilhá-la por sua vez, o que gera impulso e aumenta o alcance da postagem, sem a participação ativa da empresa. O Instagram não possui função de compartilhamento , isso é incomum por lá.

Apesar disso, o Instagram tem uma enorme vantagem sobre seus concorrentes, já que sua taxa de engajamento é incrivelmente alta em comparação com a do Facebook ou Twitter. Usuários, curtidas e comentários de coração, interagem com muito mais frequência no Instagram do que em outras plataformas. De acordo com um estudo da Forrester, o engajamento do usuário no Instagram para contas comerciais é, em média, 58% maior do que no Facebook e 120% maior do que no Twitter. Em vez de compartilhar as postagens, os usuários tendem a marcar os nomes de usuário de seus amigos nos comentários abaixo das postagens, para apontar fotos ou vídeos interessantes. Na verdade, mais de dois terços dos comentários no Instagram são tags.

Construa sua influência no Instagram

Com quase 12 milhões de usuários na França, o Instagram oferece um enorme potencial para atingir um grande público e uma alta taxa de engajamento. Para chegar lá, seu negócio deve começar construindo uma comunidade engajada com compra de seguidores, também por meio de sorteios e divulgação de marca por parcerias de influenciadores . Como proceder ? É tentador, fazer isso, escolher o caminho mais rápido, mas que, no entanto, não é muito confiável: trata-se da compra de seguidores , um método mais duvidoso. Se essa técnica certamente permite aumentar seu círculo de assinantes e sua influência no curto prazo, não permitirá que você atinja os objetivos específicos da sua empresa no longo prazo.

De fato, esse método raramente atrai assinantes sinceramente interessados ​​na marca. Portanto, o nível de interação será muito baixo, o que não permitirá que sua radiação se espalhe. No Instagram, é muito melhor ganhar seguidores naturalmente . Se demorar mais e exigir mais esforço, este é o método mais viável .

Em nosso guia sobre como ganhar mais seguidores no Instagram , você encontrará dicas de como aumentar seu círculo de assinantes e transformar sua conta em uma plataforma de publicidade eficaz, sem precisar pagar por isso.

Entre as 10 contas mais populares do Instagram que têm o maior número de seguidores estão principalmente celebridades e esportistas. É a atriz e cantora Selena Gomez quem ocupa o topo do pódio com mais de cem milhões de seguidores. A empresa mais seguida é a Nike, com mais de 72 milhões de seguidores, tornando-se a 13ª conta do Instagram mais seguida no mundo.


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