Em uma empresa digital, a conversão de leads é um passo fundamental para conseguir novas oportunidades de negócios e aumentar seu faturamento.
Por conta disso, entender esse processo e como otimizá-lo em empresas de rolamentos em SP é muito importante.
O mundo tem passado por um processo conhecido como transformação digital, no qual uma série de avanços tecnológicos tem se popularizado e tornado-se mais efetivo no dia a dia das pessoas.
Por isso, muitos usuários acabam usando a internet como uma importante ferramenta de interação, seja para a comunicação, atendimento ou para a compra e venda de produtos e serviços em geral.
Para trabalhar corretamente com essa abordagem de negociação, a maioria das empresas usa uma métrica de avaliação conhecida como funil de vendas, uma ferramenta que acompanha um consumidor desde a descoberta do site até efetivamente tornar-se um cliente.
O funil possui quatro grandes etapas, que são:
- Visitante;
- Lead;
- Oportunidade;
- Cliente.
Cada uma destas etapas passa por um processo de conversão, sendo a mais importante delas a conversão de leads. Um lead é um visitante que já está começando a acompanhar seu material, e tem interesse em se aprofundar mais.
Como prova desse interesse, o lead oferece seus dados de contato em troca de algum item exclusivo, como um e-book ou um webinar. Com os dados de contato, você pode iniciar um relacionamento entre consumidor e marca de sua empresa de tintas e verniz.
O processo de conversão, entretanto, deve ser muito bem calculado. Se você fizer essa etapa antes da hora, pode acabar afastando o lead, ou até perdendo-o. Em contrapartida, se demorar muito para se comunicar com o consumidor pode fazê-lo perder o interesse.
Portanto, é muito importante entender a precisão com a qual você deve abordar seus leads, garantindo uma interação de qualidade muito maior para suas ações.
Otimizando sua conversão de leads
Agora que você consegue compreender um pouco melhor o conceito de lead e sua importância, é preciso ter em mente que existem diversos elementos-chave para aumentar sua taxa de conversão.
Tratam-se de itens relativamente simples, mas que podem fazer a diferença para qualquer site de empresa de ônibus fretado que está buscando um engajamento maior com seus consumidores, trabalhando para converter seus leads com qualidade.
Vale lembrar, entretanto, que cada site é único, e as dicas podem funcionar de maneira diferente para dois locais diferentes, ainda que estejam trabalhando dentro do mesmo setor de atuação.
Diante disso, é muito importante adaptar estas dicas a sua realidade para conseguir trabalhar de maneira mais efetiva e otimizar seus resultados, conquistando uma taxa de conversão muito mais efetiva para seu site.
Formulários de conversão de leads
Um dos principais braços do marketing digital é o marketing de conteúdo. Hoje, quando um consumidor tem alguma necessidade ou desejo, é comum que ele procure entender melhor a situação antes de efetivamente comprar algum produto ou contratar um serviço.
Atrair consumidores para seu site de loja de equipamentos odontologicos demanda atenção e qualidade na produção desse tipo de conteúdo, fazendo as pessoas se interessarem pelo que você tem a dizer e aumentando as possibilidades de venda em sua estrutura.
Uma boa maneira de ampliar seu potencial de conversão é colocando formulários dentro do conteúdo que você está oferecendo. Normalmente, o consumidor está mais propenso a continuar pesquisando o conteúdo durante a leitura.
É importante, entretanto, que você consiga fazer uma ligação entre o conteúdo e o instrumento de conversão. Se está oferecendo um e-book, por exemplo, ele deve ter relação com o material que você está apresentando no texto.
Do contrário, você acabará tirando o foco do material e não conseguirá uma taxa de conversão tão efetiva. Captar estes leads é uma excelente maneira de se destacar e otimizar suas chances de sucesso.
Pop-ups
As pop-ups são uma ferramenta muito importante para as taxas de conversão, mas que têm sido cada vez mais subestimadas em estratégias de marketing digital de serviços contábeis em SP como um todo.
Este tipo de mecanismo é claro, simples e rápido, podendo ser usado com muita efetividade.
Entretanto, é preciso tomar alguns cuidados especiais quando estiver trabalhando com pop ups. Quando elas são aplicadas corretamente, podem aumentar a qualidade de suas campanhas consideravelmente.
Porém, o uso em excesso ou em momentos inoportunos pode incomodar o usuário, que acabará com uma avaliação negativa de seu conteúdo e evitará acompanhar mais matérias de sua empresa.
As pop-ups são um complemento de suas ações de conversão, e devem ser configurados dessa maneira para evitar se tornar um inconveniente durante a apresentação do conteúdo em seu site de desenvolvimento de software sob medida.
Landing Pages para conversão de leads
As landing pages são páginas criadas com propósitos específicos, e que podem gerar conversões com muito mais facilidade. Normalmente, existe algum banner ou item chamativo que leve os consumidores para ela.
A landing page deve ser atraente, e instigar o usuário a se tornar um lead através de call to action, ou chamado à ação, além de outras técnicas. Esse tipo de recurso é muito importante para garantir uma estrutura adequada para sua empresa.
Além disso, é interessante que o conteúdo a ser explorado pelos leads seja realmente importante para aquele usuário. Dessa maneira, além de conseguir a conversão, você acaba conquistando um promotor de seu site.
O impacto que o material e a landing page oferecem em uma pessoa podem fazê-lo compartilhar a experiência em seus círculos de amigos e colegas profissionais, instigando novas pessoas a procurarem o mesmo tipo de informação.
As landing pages também são um ponto interessante para trabalhar os motores de busca, uma vez que podem auxiliar sua empresa de máquina de café para comércio a aparecer mais na internet.
CtAs nas páginas
Assim como nas landing pages, o uso de CtAs (call to action) nas páginas de seu site podem ajudar muitas pessoas a entenderem o caminho a seguir para se tornar um lead. O Chamado à ação é uma ferramenta imprescindível para aumentar sua conversão.
Não há muita complexidade na utilização de um chamado à ação. Normalmente, é um botão ou banner bastante chamativo que dá uma “ordem” ao consumidor ao utilizar verbos no imperativo.
Este é um recurso básico, mas que é essencial para que as outras estratégias consigam engajar-se e você aumente sua taxa de conversão, aproveitando novas oportunidades de negócio para sua companhia.
Segmentação de leads
A segmentação é um passo essencial para entender seu público e conseguir personalizar o atendimento, o que garante uma taxa de conversão mais efetiva para seu site como um todo. Para isso, entretanto, você precisa entender quem está procurando seu material.
O público-alvo é a maneira mais simples de identificar quem acompanha seu site e porquê. Trata-se de um grupo de pessoas com gostos e interesses em comum, e é o primeiro passo dentro da segmentação.
Mas para conseguir resultados mais expressivos, você deve pensar no conceito de persona. Uma persona é uma figura fictícia, criada com base nas informações sobre seu público e como lidar com ele.
A persona possui uma formação quase real, uma vez que além de dados comuns como nome, endereço e profissão, você consegue criar todo um perfil psicológico para esta persona, garantindo respostas mais profundas para sua pergunta.
É com a persona que você testará suas técnicas de conversão, e identifica os melhores caminhos a seguir nesse tipo de processo, garantindo uma abordagem mais direta e personalizada para o tipo de público que está tentando alcançar.
Automatização de processos
A tecnologia tem sido uma grande aliada das ferramentas de conversão. Hoje, muitos processos são automatizados para facilitar o trabalho da gestão e permitir que os colaboradores se foquem na negociação de sua consultoria melhoria de processos como um todo.
Ferramentas como o CRM (Customer Relationship Management) permitem que toda a interação com os leads seja registrada, permitindo que você consiga trabalhar mais adequadamente com cada um deles e permitindo interações mais efetivas.
Assim, você consegue uma organização maior na rotina de seu site, utilizando suas ferramentas para conseguir lidar diretamente com os consumidores e trabalhar a conversão de leads de forma mais expressiva.
Considerações finais
Existem diversas maneiras de entender melhor o tráfego de seu site e como ele se comporta dentro do trabalho de conversão, mas a verdade é que conseguir ampliar esses números depende muito do esforço e das medidas aplicadas pela companhia.
Quando você entende as ferramentas de trabalho e como aplicar o marketing digital de maneira expressiva em seu site, é muito mais fácil completar seus objetivos e iniciar relações mais prósperas com seus leads.
Portanto, a conversão então torna-se parte natural do trabalho, cada vez mais ampliando seus resultados e ajudando seu site a se tornar uma referência em seu segmento de atuação.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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