A empresa faz parte de um grupo de startups que transformaram segmentos de mercado nos últimos anos
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O Airbnb, plataforma de hospedagens alternativas baseada em São Francisco, início suas operações em 2008, está avaliada em US$ 30 bilhões, sendo a quarta startup mais valiosa do planeta, atrás apenas do Uber e das chinesas Xiaomi e Didi Chuxing.
A empresa faz parte de um grupo de startups que transformaram segmentos de mercado nos últimos anos. O Uber revolucionou o serviço de transporte de pessoas, o Whatsapp redefiniu o mercado de telefonia e o Spotify reposicionou o mercado da música. Isso para citar apenas alguns exemplos.
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Já o Airbnb, com seu valor de mercado de US$ 30 bilhões, supera em US$ 7 bilhões o valor da maior rede de hotéis do mundo, a Hilton, que tem valor de mercado estimado em US$ 23 bilhões.
O Airbnb tem atualmente mais de 2 milhões de quartos disponíveis em mais de 191 países ao redor do mundo. Em comparação, a rede Marriott, avaliada em US$ 17 bilhões, disponibiliza pouco mais de 1 milhão de apartamentos em 110 países em todo o mundo.
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A grade diferença entre o modelo de negócios do Airbnb e o das grandes redes de hotéis é a capacidade de expansão. Enquanto as grandes redes precisam investir pesado para construir novos edifícios, o Airbnb pluga novos quartos quase sem custos.
Grandes empresas tradicionais, inseridas em mercados estabelecidos, têm sofrido fortes abalos com a entrada de empresas inovadoras, que trazem modelos de negócios disruptivos e criam fissuras onde “fazer diferente” parecia impossível.
Ser competitivo nunca foi tão difícil, por isso tantos grupos consolidados têm se aproximado de startups para, junto com elas, expandir suas conquistas.
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De olho nesse movimento, Claudio Camargo escreveu um artigo
Presença Digital, Carreira, Negócios e Sucesso no Empreendedorismo
que mostra como algumas grandes companhias têm aproveitando essa onda para crescer junto com as startups, e não tentando combatê-las.
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