As redes sociais chegaram há mais de uma década, mas foram se moldando com o passar do tempo para atender as demandas e necessidades de cada nicho. Uma dessas áreas é a empresarial, que encontrou no Facebook, Instagram, Whatsapp e muitas outras oportunidades para engajar, conquistar clientes e, principalmente, fazer negócios.
As organizações passaram a investir muito na comunicação corporativa e hoje contam com equipes específicas para postar as últimas novidades, interagir com os interessados e vender muito mais.
Um bom exemplo disso é o Mercado Livre. Quem acompanha a empresa, a mais valiosa do mercado brasileiro, sabe que a gigante das vendas tem investido muito na interação social. No Dia dos Pais, por exemplo, publicou dezenas de dicas de presentes, obviamente oferecendo produtos à venda em sua plataforma.
Não é preciso, no entanto, ser uma grande empresa para estar nas redes sociais. Qualquer negócio que pretende crescer e manter boa relação com o público-alvo deve investir e estar presente no dia a dia.
Veja x redes sociais que vão garantir bons negócios para sua empresa
O Facebook reúne desde adolescentes até idosos. Além disso, é muito importante por coletar informações relevantes sobre a segmentação do público, direcionamento de conteúdos e anúncios e muitos outros detalhes. É possível postar fotos, vídeos, fazer transmissão ao vivo, criar eventos e fazer o redirecionamento para seu site.
A rede social LinkedIn é ideal para as empresas B2B, cujo maior público são as outras empresas. É nela que as corporações costumam compartilhar conhecimentos e notícias, criar networking e apresentar seus trabalhos de forma detalhada como, por exemplo, as características de uma embalagem para picolé. Também é possível anunciar vagas de emprego.
O Instagram tem se tornado uma das maiores redes sociais do mundo. Explora muito o lado visual, que permite uma mistura entre entretenimento e funcionalidade. Lá é possível também postar produtos e direcionar diretamente para o seu site.
YouTube
No YouTube a empresa pode publicar diversos conteúdos. A plataforma é a segunda mais buscada na internet e pode utilizar SEO para otimizar e melhorar o posicionamento. É possível detalhar, por exemplo, a empresa ou os produtos anunciados, como uma bomba de vácuo.
O Twitter é muito útil para servir de redirecionamento para outros links e portais. Essas postagens podem funcionar perfeitamente a partir de textos, imagens, vídeos ou GIFs, além das transmissões ao vivo.
O Pinterest é uma das redes sociais com menor força no Brasil. Ela é composta única e exclusivamente por postagens de imagens, realizando uma divulgação em massa de seus produtos. É muito legal também ir mais a fundo nos bastidores da empresa, mostrando a confecção dos produtos, o trabalho dos funcionários e as campanhas de publicidade de um exaustor centrífugo.
Snapchat
O Snapchat perdeu lugar no mundo digital depois que o Instagram passou a possibilitar pequenos vídeos com visualização por 24 horas. A principal participação de empresas nessa rede social ainda pouco utilizada é através dos anúncios e dos filtros patrocinados, agregando a marca nas imagens de outros usuários.
TikTok
O TikTok é a rede social preferida dos mais jovens. Hoje muitas celebridades e marcas gigantes como Magazine Luiza, Netflix, OLX, Coca-Cola e muitas outras estão por lá! É possível publicar vídeos de 15 a 60 segundos e muitos filtros divertidos com recursos visuais e sonoros para compor o conteúdo.
Para alcançar todos esses benefícios é necessário investir em gestão de relacionamento com o cliente, sempre eficiente e rápida. Não poupe esforços em um atendimento personalizado e humanizado e tenha muito sucesso no seu negócio!
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.
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