O marketing de conteúdo é uma estratégia focada em atrair seu cliente por meio de conteúdos relevantes, como vídeos, redes sociais, artigos e e-books. O objetivo dessa técnica não é vender produtos ou serviços diretamente, mas sim apresentar soluções para possíveis problemas do seu público-alvo.
Ou seja, o foco é conquistar a confiança do consumidor, criando uma história em torno do produto para aumentar o engajamento da sua marca. Afinal, não é sobre o que sua empresa faz, é sobre o que seus clientes precisam.
Além disso, utilizar esse recurso resultará em um valor maior para o seu negócio, que entregará de forma natural uma produção de qualidade ao cliente. No entanto, é comum que haja dúvidas sobre como começar e no que apostar.
Pensando nisso, separamos três principais estratégias que você precisa seguir para obter um bom resultado e se diferenciar da concorrência. Confira abaixo!
Marketing de Conteúdo é um dos maiores aliados de quem produz conteúdo online. Veja as 3 principais estratégias!
Definição da Persona
Dessa forma, criar uma persona é o primeiro passo para identificar o seu público-alvo. Este conceito permite descrever uma pessoa fictícia, com diferentes características, como personalidade, gostos, dúvidas e necessidades. É essencial que você saiba para quem está criando o conteúdo, para direcionar a melhor estratégia.
A persona ajudará na comunicação entre a marca e o cliente, para definir os temas que vão gerar mais engajamento para seu negócio. No entanto, para isso, a empresa precisa ter uma boa relação com aqueles que consomem o seu produto ou serviço, pois são eles que fornecerão as informações necessárias para aprimorar o atendimento.
Por exemplo, se um cliente adquiriu o purificador de ar, através deste contato (pesquisa) será possível identificar o que motivou a compra, como a melhoria da qualidade do ar de onde vive ou por influência de outra pessoa.
SEO
Como empresário ou criador de conteúdo, o maior desejo é que o seu projeto tenha sucesso. E este é o principal objetivo do SEO, garantir que uma página seja a mais relevante, buscando oferecer a melhor experiência ao público.
Para isso, é preciso definir sua persona para criar uma comunicação direcionada a ela. Em seguida, pode inserir as técnicas de SEO em seu conteúdo, como palavras-chave, hiperlinks, imagens de boa qualidade e com legendas que tenham a palavras-chave e, também, links externos que complementam o texto.
Exemplificando, se a sua publicação é sobre os benefícios de adquirir um ventilador climatizador, pode colocar o nome do produto como destaque, inserindo também na URL da postagem. Isso fará com que o Google entenda que seu conteúdo é de qualidade e entregará aos possíveis clientes.
Aliás, é possível acompanhar a evolução do seu tráfego através do Google Analytics, onde você tem acesso a números e gráficos sobre o seu desempenho. Assim, permitirá que sua empresa identifique as áreas que precisam de mais cuidado ou investimento, caso necessário.
No entanto, para que isso gere bons resultados e fidelize clientes, é necessário que seu conteúdo seja bastante informativo e que esclareça quaisquer dúvidas. Atrair o leitor com títulos de SEO é uma ótima estratégia para conseguir mais acessos.
Crie conteúdo relevante
Produzir conteúdo de qualidade é um dos principais fatores para o seu negócio ter sucesso e se destacar da concorrência. Assim, quanto mais links internos seu site incluir, maiores serão as chances de manter o usuário entretido dentro da página.
Por isso, é fundamental que as empresas que fabricam porta de enrolar, por exemplo, forneçam o máximo de informação sobre o produto para esclarecer eventuais dúvidas dos consumidores.
Redes sociais
Por fim, uma estratégia do marketing de conteúdo que não deve ser ignorado é o uso das redes sociais. Atualmente, algumas plataformas estão sendo a principal fonte de informações e pesquisa para os usuários.
Recentemente, o Instagram e TikTok ultrapassaram o Google no uso de busca e mapas. Desta forma, é interessante apostar neles como estratégias. Claro, mas sem deixar o buscador de lado, pois um complementa o outro.
Mas o que publicar nas redes sociais? Bom, o ideal é mostrar aquilo que você oferece de melhor. Se fabrica letreiro de led, compartilhe com o seguidores o quanto eles são bonitos e ‘instagramáveis’.
Gostou do conteúdo? Então não esqueça de compartilhar essas informações nas redes sociais. Até a próxima!
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