Conheça os impactos positivos da cobrança recorrente na experiência do cliente e na gestão financeira
A tecnologia transformou completamente o dia a dia das pessoas, e isso é um fato. Isso, consequentemente, passou pela digitalização, também, dos negócios: as empresas cada vez mais buscam por automatização de processos para que o ritmo de vendas, a fidelização de clientes e o próprio funcionamento do negócio prossigam.
Uma das tecnologias revolucionárias para potencializar as vendas e dar mais segurança e comodidade para os seus clientes é a cobrança recorrente.
Mas, afinal, o que é a cobrança recorrente e quais são os benefícios de aplicá-la na sua empresa? Confira a seguir!
Cobrança recorrente: o que é?
De modo geral, a cobrança recorrente nada mais é do que um pagamento que se renova automaticamente.
É um modelo muito bem aplicado em academias, por exemplo, ou em assinaturas de serviços de streaming, em que você insere seu cartão de crédito como garantia de pagamento mensal. Isso evita que você precise inserir seus dados todas as vezes para garantir o acesso ao produto ou serviço.
E, do lado da empresa, é uma boa forma de evitar inadimplência ou desistência dos produtos.
O tempo entre as cobranças pode variar, e depende da melhor estratégia do seu negócio: há assinaturas que se renovam mensalmente; outras, trimestralmente ou anualmente (é o caso de softwares, principalmente, mas serviços de streaming também estão adotando essas modalidades).
Benefícios de usar a cobrança recorrente
A grande vantagem de implementar a forma de pagamento recorrente para os seus clientes é a diminuição de inadimplência e mais comodidade para seus consumidores.
No entanto, outros benefícios são consideráveis para o negócio, como dar mais oportunidades de vendas: a recorrência é mais uma forma de pagamento oferecida para o cliente. Uma forma simples, já mundialmente conhecida e segura. As formas de pagamento para a cobrança recorrente são várias: boletos, cartão de crédito ou Pix, por exemplo.
A plataforma de pagamento recorrente funciona para que o cliente escolha a forma de pagamento e consiga acompanhar o faturamento das compras.
Além disso, a cobrança recorrente não impacta tanto no limite do cartão de crédito. E pouco limite é um dos grandes motivos para que clientes desistam de fechar vendas.
Outro grande diferencial da cobrança recorrente é ter uma previsão de vendas garantida, ou seja, previsibilidade de receita.
Diminuindo a inadimplência e oferecendo novas formas de pagamento para os clientes, você garante que as compras sejam fechadas e consegue controlar melhor o seu dinheiro em caixa. Isso auxilia na gestão financeira do negócio.
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