Um guia para iniciantes dos 4 algoritmos de classificação mais importantes do Google

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Esqueça o clichê – search engine optimization (SEO) está morto definitivamente ainda existe.

E, para constar, o Google agora pode determinar a diferença entre um site que merece ser classificado e outro que não deveria, melhor do que nunca!

Longe vão os dias de táticas de manipulação de classificação que visavam aumentar as posições de palavras-chave nos resultados de pesquisa. Em vez disso, hoje, o Google utiliza seu portfólio de “algoritmos” e “programas de aprendizado de máquina” para encontrar, digerir e exibir páginas relevantes de resultados da Web que correspondam à necessidade da consulta de pesquisa de um usuário.

Seja para ajudar um monte de clientes ou administrar seus próprios sites, um profundo entendimento de como o Google funciona pode catapultar o tráfego do site e ver concorrentes deixados para trás – o truque é entender como e por que o Google escolhe classificar sites.

Antes de entrar nesse post, é importante entender primeiro o que é um “algoritmo” de pesquisa e como o Google funciona – vamos começar.

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Em termos simples…

Um algoritmo de busca é um processo ou conjunto de regras usadas pelos mecanismos de pesquisa para determinar o significado de uma página da web. Algoritmos são usados ​​para filtrar, digerir e avaliar páginas da Web para garantir que os resultados da pesquisa correspondam à consulta de pesquisa do usuário.

Como a Internet cresceu exponencialmente em tamanho, o Google teve que se tornar uma máquina de filtragem de dados.

Para fornecer resultados que correspondam à consulta de pesquisa de um usuário, o Google usa uma série de regras e procedimentos complexos (por exemplo, algoritmos) para localizar, filtrar e digerir páginas da web de seu próprio “índice”. É esse “índice” de páginas da web que o Google usa ao exibir resultados de pesquisa relevantes.

Lembre-se de que o Google não é a internet e, em vez disso, deve ser visto como um “gateway”, ajudando os usuários a encontrar informações atualizadas e precisas de tempos em tempos.

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Como o mecanismo de busca “go-to”, o Google domina o setor, processando mais de 3,5 bilhões de buscas em todo o mundo todos os dias!

Com tanta demanda dos usuários e poder em potencial para criar ou quebrar websites e empresas, fica claro que investir tempo para cooperar e impressionar os algoritmos do Google é uma situação vantajosa para você ou para os sites de seu cliente.

Vamos aprender mais sobre quatro dos algoritmos de classificação mais importantes do Google e o que você pode fazer para obter bons livros.

Algoritmo panda ?

TLDR: Panda gosta de ler e digerir informações. Tente criar conteúdo que responda a consultas de pesquisa de usuário e nunca copie de outras pessoas.

Chame a atenção de Panda com conteúdo longo que é dez vezes melhor do que a concorrência, mas não use páginas em massa se não houver necessidade.

Se você administra um site de comércio eletrônico, concentre-se em criar páginas de produtos de alta qualidade que mereçam ser classificadas.

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O que é o Panda?

Lançado pela primeira vez em fevereiro de 2011, o algoritmo Panda do Google cria uma “pontuação” de página da Web com base em uma série de critérios de qualidade que são principalmente focados em conteúdo e que ainda são atualizados regularmente.

Originalmente construído para se comportar como um “filtro de classificação” para peneirar sites com conteúdo fino ou plagiado dos resultados de pesquisa, o Panda foi posteriormente incorporado ao algoritmo de classificação no início de 2016.

As métricas focadas no conteúdo do algoritmo continuaram a fornecer um backbone importante no ranking do Google Fatores que ajudam a fornecer resultados de pesquisa que fornecem informações úteis sempre, mantendo o Google como o mecanismo de pesquisa “na Web”.

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Como funciona?

Assim como o brasão e as marcas do animal, o Panda gosta de ver um conteúdo espesso e de qualidade que é único.

O algoritmo entende a duplicação de conteúdo em uma página por página (tanto internamente quanto em outros sites) e certamente não aprecia o preenchimento de palavras-chave.

Websites com muitas páginas duplicadas ou conteúdo de baixa qualidade podem receber diminuições de classificação, o que, por sua vez, reduzirá o tráfego à medida que o Google começar a desvalorizar o domínio.

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As páginas com conteúdo de alta qualidade que respondem às consultas de pesquisa do usuário devem serrecompensadas com posições de classificação mais altas.

No entanto, nem sempre é esse o caso, especialmente nos mercados on-line, onde há muita concorrência e outros fatores de classificação recebem mais precedência, como o domínio e os backlinks.

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Como ter certeza de que você não será penalizado?

Webmasters, gerentes de SEO e proprietários de sites podem fazer a diferença quando se trata de ficar do lado direito do Panda.

Como o algoritmo é continuamente atualizado, é importante sempre levar a cabo as estratégias de conteúdo das melhores práticas para proteger seu site de futuras atualizações. Siga estas três estratégias de conteúdo para ficar à frente do jogo…

  • Certifique-se de que o conteúdo que você publica é 100% exclusivo – nunca “gire” ou copie conteúdo.
  • Não crie páginas com conteúdo fino ou duplicado – sempre tente escrever no mínimo 200 palavras por página. Escrever “alguns” conteúdos é sempre melhor que nenhum conteúdo.
  • No caso de páginas sem conteúdo não poderem ser atualizadas com mais texto, você deve considerar excluí-las do índice do Google para reduzir a exposição negativa. Isso pode ser feito editando o arquivo robots.txt de um site ou editando configurações dentro de plugins de SEO, como o Yoast SEO .

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Aqui está um ótimo exemplo de página da web onde o Panda pode ser acionado devido a haver pouco ou nenhum conteúdo de página. A página é pesada em código e não fornece nenhum valor no índice do Google.

Dica profissional: para páginas com pouco ou nenhum conteúdo, experimente incorporar conteúdo com base em respostas a perguntas comuns de usuários ou desindexar essas páginas no arquivo robots.txt.

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Algoritmo pinguim ?

TLDR: O Penguin adora ver relacionamentos confiáveis ​​entre sites. Fique fora do caminho da bofetada da Penguin criando links genuínos e de qualidade com outras pessoas na Internet.

Assim como no mundo real, não há um atalho rápido para construir relacionamentos fortes.

Se você estiver executando estratégias de link building, certifique-se de verificar os backlinks de seu site regularmente para manter sua pegada limpa, organizada e natural.

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O que é pinguim?

Lançado pela primeira vez em abril de 2012 e posteriormente incorporado ao algoritmo do ranking central em 2016, o algoritmo Penguin do Google é um filtro de processamento de dados independente em tempo real, local e idioma que visa descobrir e desvalorizar sites com backlinks que podem ser considerados manipuladores ou não natural.

Atualizações contínuas do Penguin mudaram consideravelmente a indústria de SEO e hoje, engajar-se em táticas desatualizadas pode deixar sites penalizados e até mesmo excluídos do índice do Google.

O único foco dos algoritmos nos backlinks agora garante que os gerentes de SEO e os webmasters construam e atraiam backlinks de alta qualidade que são vistos como um forte “voto de confiança” entre os sites.

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Como funciona?

Assim como o pinguim se amontoa, o algoritmo gosta de ver relacionamentos de “links” confiáveis ​​em torno dos sites.

Apesar do barulho da indústria, o link building de alta qualidade ainda é uma das táticas mais importantes para aumentar o ranking e a Penguin fica de olho, garantindo que os sites não manipulem o sistema.

Funcionando em tempo real, o Penguin entra em ação quando sites criam volumes ameaçadores de links em um curto espaço de tempo, pagam por links patrocinados ou executam técnicas de black-hat com spam.

O algoritmo também monitora perfis de “ texto âncora ”, já que estes também podem ser habilmente orquestrados para influenciar os rankings.

Manipular o pinguim através da execução de táticas antiéticas pode resultar em uma enorme perda de tráfego do site.

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Como ter certeza de que você não será penalizado?

Nas palavras do Google – “Evite truques destinados a melhorar as classificações dos mecanismos de pesquisa.

Uma boa regra é se você se sentirá à vontade para explicar o que você fez a um funcionário do Google ”.

Para ficar nos bons livros de Penguin, você deve criar links que você quer que existam e não apenas porque você tem um objetivo final de curto prazo.

Se você é um novato em construção de links ou quer mudar seus caminhos, lembre-se de sempre abordar o link building com o lema de “link ganhando”. Isso significa criar links que você nunca desejaria remover.

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Notou uma queda recente no trânsito ou se preocupou em ser penalizado?

Fique calmo, você pode agir antes que seja tarde demais. As ferramentas de criação de perfil de backlinks pagas, como o Majestic , o ahrefs e o Link Research Tools , ajudarão você a avaliar a área de cobertura de um site e destacar áreas a serem aprimoradas.

Para avaliar rapidamente os níveis de links de spam em torno de um domínio, você precisa revisar o detalhamento do texto da âncora.

Usando a ferramenta do Majestic, aqui está um ótimo exemplo de um site que parece ter uma lista dos 10 melhores que não são naturais, destacando muitos links com spam.

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Dica profissional: os perfis de texto âncora devem ser naturais e conter principalmente palavras-chave relacionadas a marca, produto ou serviço.

Se você identificar um texto âncora com spam ou não relacionado na sua lista dos 10 melhores, isso pode ser motivo de preocupação e deve ser investigado imediatamente.

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Algoritmo Hummingbird ?

TLDR: O Hummingbird está pronto e esperando para se alimentar do seu site como um doce néctar.

Tente atrair a atenção criando páginas que correspondam à “intenção de pesquisa” do usuário. Explore possíveis sinônimos e segmente palavras-chave de cauda longa com menos concorrência.

Aprenda com os concorrentes que podem estar superando você. Se você se esforça para escrever conteúdo, responda às perguntas comuns dos clientes de maneira natural e envolvente – aqui está um ótimo exemplo .

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O que é o Hummingbird?

Lançado pela primeira vez em setembro de 2013, o algoritmo Hummingbird do Google mudou significativamente a maneira como o mecanismo de pesquisa interpretou as consultas dos usuários e premiou os sites que respondem à frase de pesquisa do usuário.

A introdução do Hummingbird mudou os sites para se concentrarem em combinar a “intenção de busca” do usuário, em vez de simplesmente tentar classificar uma palavra-chave ou frase.

O objetivo final desse novo algoritmo era ajudar o Google a entender melhor o “o quê” por trás de uma consulta de pesquisa do usuário, em vez de exibir resultados com base em uma base ampla de palavras-chave.

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Em suma, o Hummingbird ajuda os usuários a encontrar o que desejam, além de permitir que o Google encontre, filtre e exiba resultados mais precisamente focados no significado por trás de uma consulta.

Como funciona?

Assim como o nome do pássaro, o algoritmo é reconhecido instantaneamente toda vez que uma página de resultados do Google é exibida.

Você pode ver o Hummingbird em ação na parte inferior do Google, onde são mostrados outros resultados “relacionados ao tema” que não necessariamente contêm as palavras-chave da consulta de pesquisa original.

O beija-flor não é um algoritmo baseado em penalidade. Em vez disso, ele quebra longas consultas de conversação para desfazer a “intenção” , leva em consideração a relevância mais ampla do site de cada pesquisa e recompensa os sites que usam sinônimos naturais e palavras-chave de cauda longa.

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O Hummingbird não apenas entende como o público da Web se comporta de maneira diferente, mas o algoritmo também pode reconhecer rapidamente o que um pesquisador está procurando, exibindo sugestões relacionadas na caixa de pesquisa antes de exibir os resultados.

Para consultas de pesquisa não reconhecidas (você sabia? Cerca de 15% de todas as pesquisas diárias do Google nunca foram pesquisadas antes !?) O Google aproveita o poder do algoritmo de inteligência artificial (AI) – Rankbrain.

Lançado em abril de 2015, este supercomputador de aprendizado de máquina não apenas decifra a “intenção” por trás de novas consultas, mas também filtra os resultados exibidos de acordo. Você pode ler mais sobre o algoritmo Rankbrain do Google aqui .

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O que posso fazer para chamar sua atenção?

Em última análise, os sites que implementam uma combinação cruzada dos critérios de algoritmos devem ver um aumento significativo na classificação ao longo do tempo.

Se o seu site está atualmente mal classificado dentro do seu nicho, há uma grande chance de que o Hummingbird tenha alguma influência sobre o seu posicionamento.

Tente construir sólidas fundações “Hummingbird friendly” no início de qualquer projeto digital, pois isso trará dividendos.

Isso pode incluir; incorporando respostas de conversação a perguntas dentro do conteúdo ( aqui está um ótimo exemplo disso ), incluindo sinônimos e segmentação de palavras-chave ou frases de cauda longa.

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Para encontrar sinônimos, o Ubersuggest é um ótimo lugar para começar. Além disso, os resultados de pesquisa relacionados do Google sempre vale a pena olhar e não se esqueça de verificar a concorrência que está acima de você.

Aqui está um ótimo exemplo de um site de comércio eletrônico que gera conteúdo com base em perguntas comuns do cliente. Isso ajuda o Hummingbird a entender a relevância do site.

Sugestão: Antes de escrever ou criar novas páginas web, responda às seguintes perguntas:

qual é o propósito desta página?

O que está tentando segmentar?

Definir o propósito antecipadamente dá tempo para pesquisar possíveis sinônimos, palavras-chave de cauda longa e explorar a concorrência.

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Algoritmo de pombo ?

TLDR: O Pigeon está pronto para fornecer melhores resultados locais quando você começar a alimentá-lo. Aproveite o Google Meu Negócio e seja listado em alguns diretórios locais on-line confiáveis ​​e genuínos, como o Yelp .

Ao criar conteúdo, tente usar texto e imagens que estejam distintamente associados a um local ou área.

Se você administrar uma empresa baseada em serviços, verifique se está gerando resenhas de usuários . Isso ajudará você a se destacar da multidão local.

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O que é pombo?

Lançado pela primeira vez em agosto de 2013, o algoritmo Pigeon do Google foi lançado para fornecer melhores resultados para pesquisas locais.

Antes do Pigeon, os resultados de pesquisa locais do Google geravam uma mescla de informações e uma atualização era necessária para incorporar a localização e a distância como fatores importantes na exibição dos resultados.

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Posteriormente, o Google reduziu o número de resultados de negócios locais exibidos de 7 para 3, tornando a exposição local ainda mais difícil.

No entanto, o algoritmo combinou efetivamente os resultados de pesquisa do Google com as pesquisas do Google Maps e colocou em movimento uma maneira mais coesa de os sites se classificarem organicamente para pesquisas locais .

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Como funciona?

Assim como a capacidade de navegação de pombos, o algoritmo depende muito da coleta de dados sobre a localização e a distância de um usuário antes de exibir os resultados da pesquisa (esses dados devem ser compartilhados com o Google, caso contrário, os resultados são baseados somente em palavras-chave).

O Pigeon é um ótimo exemplo do Google em um mundo ” mobile-first “, esforçando-se para fornecer resultados de pesquisa relevantes durante todas as interações possíveis.

Embora não seja possível manipular onde os clientes em potencial podem usar o Google, o Pigeon agora leva mais tempo a observar as listagens de diretórios locais, as avaliações e a reputação local ao classificar os resultados.

Esse algoritmo não penaliza sites, mas se concentra em dar destaque aos sites que merecem ser listados localmente.

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Nota: Atualmente, o Pigeon está afetando os resultados de pesquisa no idioma inglês.

Como se certificar de que você seja notado localmente

O Pigeon adora ver relacionamentos locais e recompensa a consistência dos dados em toda a Internet.

É importante se concentrar no SEO básico que incorpore palavras-chave baseadas em localização e aproveite as vantagens das listagens do Google Meu Negócio.

Se você quiser realmente impressionar o Pigeon, trabalhe na criação de listagens de diretórios de alta qualidade com dados consistentes e trabalhe duro para estabelecer comentários positivos gerados pelo usuário.

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Com tantas empresas locais agora confiando fortemente no Google para impulsionar o tráfego de pedestres e as vendas, uma profunda compreensão desse algoritmo ajudará a criar um espaço muito necessário entre a concorrência local.

Veja um ótimo exemplo de uma empresa local que aproveitou o Google Meu Negócio e publica conteúdo com base em palavras-chave locais. Isso ajuda o Pigeon a entender a localização dos clientes em potencial.

Sugestão: para sites que dependem muito do tráfego local, é importante tratar o SEO local da mesma forma que sua reputação local.

Lembre-se de fornecer os mesmos dados em toda a Internet, levar a sério os comentários e ajudar o algoritmo Pigeon a entender o local do seu público-alvo com conteúdo segmentado.

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Conclusão

Obter uma compreensão mais profunda de como o Google classifica os websites ajuda você a gastar tempo nas áreas em que as mudanças podem afetar mais o desempenho.

É importante lembrar que o aumento das classificações de sites é um processo longo que exige orientação estratégica e, por vezes, atender aos critérios dos algoritmos do Google pode ser um processo complicado.

No entanto, ao mesmo tempo, o alinhamento com as expectativas de cada algoritmo gera a estratégia necessária para ter sucesso online. Táticas de execução que visam impressionar os algoritmos do Google são sempre a melhor estratégia, pois acabam criando as regras que podem fazer ou quebrar quaisquer conquistas futuras.

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É inevitável que o Google sempre atualize e aprimore seus algoritmos.

Mesmo como o mecanismo de busca da Internet mais dominante, o Google continuamente agita o barco para interromper a indústria de SEO, melhorar os resultados de busca e ficar à frente de sua própria concorrência.

Isso ocorre porque no momento em que um usuário não obtém a resposta que está procurando, é bem provável que ele use outro mecanismo de pesquisa.

Com o tempo, se as pesquisas no Google diminuírem, o mesmo acontece com a grande receita gerada pelo Google Ads. Por isso, é do interesse do mecanismo de pesquisa manter e melhorar os resultados de pesquisa de maneira contínua.

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Os quatro algoritmos abordados neste post são apenas parte dos algoritmos de classificação do Google.

No total, existem mais de 200 fatores de classificação que são examinados em uma ampla gama de algoritmos sofisticados e programas de aprendizado de máquina.

Em última análise, são esses algoritmos que decidem onde uma página da Web deve ser classificada nos resultados da pesquisa.

Atualizações contínuas de perspectivas técnicas e comportamentais exigem a necessidade essencial de se manter atualizado ao longo do tempo.

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Se você estiver interessado em se manter atualizado com as últimas atualizações de algoritmo do Google e garantir que os sites do seu cliente ou de seus próprios sites aumentem os rankings de pesquisa e evitem possíveis perdas de tráfego, aqui estão alguns recursos para marcar:

  • MOZ Google Updates – exibe atualizações que remontam ao ano 2000
  • Sensor SEMRUSH – mostra um gráfico diário da velocidade de classificação de pesquisa
  • Search Engine Land – destaca notícias, atualizações e comunicados de imprensa do Google

este artigo foi escrito originalmente no Blog da Elegant Themes

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