Os influenciadores digitais são pessoas que possuem um público amplo em diferentes plataformas, com seguidores engajados e fiéis.
São capazes de influenciar as tomadas de decisões de compra dos consumidores que os seguem e, de acordo com a revista Forbes, são chamados de influenciadores por causa dos seguidores que consomem seus conteúdos.
Isso acontece devido à sua autoridade, relacionamento com o público, posicionamento e conhecimento sobre os assuntos abordados.
O Brasil é um dos países que mais acessam as redes sociais e a maioria dos usuários segue, pelo menos, um influenciador digital. Eles tratam de diferentes temas e compartilham opiniões sinceras sobre as pautas.
Não são vistos pelas pessoas da mesma forma como as celebridades são vistas, por essa razão, estão mais próximos do público e podem influenciar a opinião dos outros em relação a uma marca, seus produtos e serviços.
Muitas empresas, dos mais variados segmentos, já perceberam o potencial dos influenciadores digitais e formam parcerias com eles.
Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, será abordado qual é o conceito de influenciador digital, as vantagens do marketing de influência para os negócios e de que maneira eles ajudam as organizações.
O que é influenciador digital?
Influenciador digital, também conhecido como digital influencer, é uma pessoa que produz conteúdos na internet e é capaz de influenciar uma grande base de seguidores por causa de seu comportamento.
O comportamento desses indivíduos está relacionado a diversos fatores que são abordados em seus conteúdos, tais como:
- Acontecimentos populares;
- Rotina;
- Vida profissional;
- Produtos e serviços;
- Visão de mundo.
Eles podem estar presentes em mais de uma rede social e a escolha da plataforma está relacionada com o público dos influenciadores.
Por causa disso, fica mais fácil para uma distribuidora de chás e ervas encontrar um digital influencer que tenha a ver com o público que deseja alcançar.
Por exemplo, os influenciadores mais jovens costumam estar no TikTok, assim como os mais velhos utilizam outras plataformas, como no caso do YouTube.
Especialistas no assunto afirmam que os influenciadores devem estar presentes em mais de uma rede, visto que além de ajudar a alcançar mais usuários, é uma forma de evitar problemas que possam acontecer nas plataformas.
Aqueles que dependem de um único canal podem perder dinheiro, por outro lado, aqueles que possuem uma comunidade engajada podem migrar seus esforços em diferentes redes.
Esses profissionais conquistaram a confiança do público, e quando indicam alguma coisa, ela passa a ser desejada por seus seguidores, e é exatamente aqui que entra o marketing de influência.
Vantagens do marketing de influência
Marketing de influência é uma estratégia que reúne ações por meio de parcerias com os influenciadores digitais, atuantes nas redes sociais.
Para um fabricante de etiqueta metalizada personalizada, é uma forma de interagir diretamente com os usuários e de maneira positiva.
Atualmente, essa estratégia deixou de ser uma tendência para se tornar algo essencial no planejamento de marketing, fazendo com que a organização cresça e divulgue sua marca nas redes sociais. Dentre as vantagens, estão:
Atinge o público de maneira certeira
Uma pessoa só é considerada influenciador digital quando possui uma boa quantidade de seguidores e eles se interessam pelo conteúdo publicado. Quando a marca escolhe seu digital influencer, também determina o público que deseja impactar.
Justamente por isso é tão importante conhecer a audiência da marca e, assim, encontrar os influenciadores que possuem seguidores que se encaixam.
Eles sabem o que falar para as pessoas e quais são os interesses delas, e para conhecer o público-alvo da marca, é crucial trabalhar com uma boa análise de dados.
Ela ajuda a entender o comportamento dos usuários e a planejar as ações, mas isso não quer dizer que a melhor opção para a marca é fazer parcerias com grandes influenciadores.
Muitas vezes, para negócios como um escritório de arquitetura especializado em sala planejada grande, vale muito mais a pena fazer parcerias com micro influenciadores. Eles possuem boa influência local e um público bem segmentado.
Mais alcance para a marca
Quando a marca é divulgada por essas pessoas, ela se torna mais conhecida. Além disso, estar associada com um influenciador melhora o posicionamento da empresa nos resultados do Google, afinal, a estratégia favorece o SEO.
Pequenos negócios e marcas procuram conquistar reconhecimento e espaço na web, e o marketing de influência já se mostrou extremamente útil para alcançar esse propósito.
Torna a marca mais confiável
A marca se torna mais confiável do ponto de vista das pessoas porque elas acreditam na opinião sincera dos influenciadores. É essa sinceridade que contribui para trazer mais credibilidade e reforçar o posicionamento do negócio.
Uma empresa de segurança para festas e eventos vai contar com a ajuda do influenciador para reforçar seu posicionamento. Eles já são autoridade em determinado ramo e tudo o que falam é considerado pelos usuários.
Afinal, possuem uma proximidade com seus seguidores e é exatamente isso que transmite sensação de confiança, o que acaba por influenciar a decisão de compra.
Mais visibilidade para a marca
As empresas estão cada vez mais preocupadas com questões humanitárias, ambientais e sociais, e essa humanização reforça valores e conceitos que ajudam a construir a marca.
Companhias com posturas reprováveis acabam perdendo credibilidade, mas a internet, principalmente as redes sociais, ajuda a entender a opinião dos consumidores em relação a essas pautas.
Por meio dos influenciadores, a companhia consegue alcançar uma postura positiva e os próprios influenciadores ajudam nesse sentido. Eles são conhecidos pelas pautas que defendem, e sua originalidade gera identificação.
De que modo os influenciadores ajudam as marcas?
Uma marca de chopeira elétrica profissional pode investir no marketing de influência porque o trabalho do influenciador digital é muito conhecido no mundo todo.
Antigamente, as redes sociais eram plataformas que ninguém imaginava que poderia existir, e quem cumpria o papel de divulgar marcas, produtos e serviços, eram as celebridades.
Atores, cantores, modelos e atletas costumavam ser os mais visados, mas com a chegada das redes sociais, pessoas comuns se tornaram verdadeiras celebridades, acumulando fãs e seguidores.
Elas só precisam reproduzir materiais criativos, investir em imagens de qualidade e conteúdos interessantes para os usuários. Tudo pode ganhar destaque na internet e é por essa razão que trabalhar com os influenciadores digitais valoriza o marketing espontâneo.
É uma forma de gerar experiências genuínas, visto que os usuários acreditam nesses profissionais e na sinceridade daquilo que falam. Muitas empresas começaram a fazer parcerias com eles e até mesmo a contratá-los como parte da equipe de marketing.
Com a ajuda do trabalho dos influenciadores, um fabricante de mezanino de ferro residencial terá alguém para afirmar a qualidade de seu trabalho e que as soluções oferecidas por ele são a melhor opção.
Eles compartilham informações por meio de fotos, chats, lives e outras ações, a respeito dos mais variados tipos de produtos e serviços, desde roupas até bares e festas.
O dia a dia desses indivíduos é a principal atração, e seus seguidores desejam vivenciar as mesmas experiências mostradas por eles. É possível encontrar digital influencer de várias idades, desde crianças até adultos.
Inclusive, eles buscam maneiras de receber patrocínio constantemente, e o marketing de influência é uma forma de fazer isso.
Uma confecção de uniforme cozinheiro personalizado consegue divulgar seu negócio para um público selecionado e que realmente vai se interessar por seus produtos.
O preço dos anúncios pagos cresce constantemente na web, o que significa que uma parceria com o influenciador pode ajudar a economizar. Sem falar no fato de que eles são capazes de atrair compradores e pessoas interessadas no que a organização oferece.
É o caso, por exemplo, de um hotel pet friendly, que pode fazer uma parceria com um influenciador que tem um animal de estimação. Ele se hospeda no hotel por um fim de semana gratuitamente e compartilha com os seguidores sua impressão e opinião.
Negócios dos mais variados tipos, como uma empresa de jazigo 3 gavetas, podem encontrar o influenciador adequado para a marca. As companhias devem enviar um exemplar de seus produtos e serviços, e caso eles se interessem, vão compartilhar.
No entanto, para que a ação realmente funcione, é muito importante encontrar um influenciador compatível com a marca e que tenha credibilidade na internet. O público dele poderá ser o público da empresa, portanto, é necessário ter atenção na hora de escolher.
Considerações finais
O marketing de influência é uma estratégia que veio para ficar e já conquistou empresas no mundo todo e dos mais variados segmentos de mercado.
Investir nessa prática é uma das melhores formas de divulgar a marca, seus produtos e serviços, e conquistar a confiança dos consumidores.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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